Resultados

Sou contra da redução da maioridade penal. Por si só essa minha afirmação já esta baseada em tudo o que acredito e para chegar até ela ouvi todos os tipos de argumentos contraditórios e não encontrei respaldo em nenhum deles que sejam capaz de me convencer do contrário.

Primeiro é necessário dizer que não sou contra a redução da maioridade penal porque sou a favor dos menores que cometem crimes e nem que sou contra as vitimas desses "bandidinhos", simplesmente tenho um pensamento simplório, com o perdão da redundância.

No meu simples pensamento não vejo como a prisão de menores que cometem delitos vai influenciar na diminuição dos crimes que ocorrem de um modo geral. Primeiro é necessário dizer que ninguém deixa de cometer um crime porque tem medo da punição, se assim fosse, ninguém traficava na Indonésia onde o crime é crível de pena de morte.

Punição tão não serve como coibidor de crime que países que tinham a mais extrema das punições, a morte, estão revendo suas leis e abolindo a prática, porque ela não surte efeito na massa.

É isso que as pessoas não entendem. A punição em um divíduo não reflete em outro e por consequência não tem efeito sobre o outro. Para a punição de um servir como exemplo ao outro é necessário que ela espalhe o medo, mas como todos sabemos, o medo é muito relativo.

O resumo de tudo o quero dizer é que não haverá melhorias para o conjunto da massa da sociedade com a redução penal. Ela terá influencia apenas em autores e vitimas, e isso não não acaba com a possibilidade de novos autores e novas vitimas.

Nem estou entrando no mérito econômico, social e educacional da questão. Nem estou colocando em cheque o fato de que o nosso país é uma nação judicialmente despreparada, policialmente ineficaz e politicamente incompetente.

Precisamos pensar em alternativas que de fato colaborem com a melhoria da sociedade. Precisamos encontrar soluções para diminuir a criminalidade e pode ter certeza que dar à vitima a possibilidade de vingança não tem efeitos práticos no além caso em questão.

Precisamos evitar que nossos jovens cometam crimes e não esperar eles cometerem para agir de forma punitiva. Punir o infrator é muito mais caro, filosoficamente falando, do que impedi-lo de cometer.

É bom que a discussão esteja tão forte em cima do tema, mas o momento é de nos tornarmos seres pensantes e partir dai buscar alternativas que surtam efeitos práticos de verdade.

Talvez seja o momento de repensar os conceitos educacionais de nosso país, passando pela forma com que os filhos são criados pelos pais chegando até ao modelo atrasado com que são alfabetizado em nossas escolas.

Precisamos de mais do que discursos extremistas e soluções eleitoreiras e populares.Enfim precisamos nos reeducar como sociedade, pois só a educação terá efeito prático na construção de um Brasil melhor, a punição historicamente só combate o criminoso, mas não causa dano algum no crime.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 30/04/2015
Código do texto: T5226064
Classificação de conteúdo: seguro