DIGNIDADE: CARTA Aberta aos AMIGOS do RL

O intento desta é levar ao conhecimento dos meus (diria nossos) amigos, o caos que se instalou em minha casa em virtude do passado mal planejado. Concordo plenamente que erramos, mas graças ao nosso bom Deus pelo quem não erra! Se fosse nos dias hoje, jamais faríamos o que fizemos e se feito, pouco importa (para outros, menos para nós que vivemos sob os adjetivos da dignidade); porém não faz parte, de maneira nenhuma de nossa índole, motivo pelo qual, humildemente e desonrados, apelamos para essa saída.

Esperamos em Deus (já tentei, pus inclusive a dívida em nome dele, no entanto recusou. Aceita a de todos e recusa a nossa. Sem julgamentos) e em nos nossos irmãos Recantistas que tudo se resolva nos moldes do "dai ao homem o que é do homem" (porque quem deve tem que pagar, foi assim que a minha moribunda mãe me ensinou) e a paz voltará a brilhar com seus raios insolventes sobre o nosso ínfimo lar. Por aqui está tudo sombrio, obscuro e muitas perspectivas frias. Gélidas!

Não preguei os olhos um no outro até agora e nem conseguirei pregar até solucionar o problema. Se querem saber, nem minha mãe. Ouço a cama de campanha velha rangendo o pedido de socorro direto. Roendo as unhas é pouco!

Ouvi a palavra suicídio invadindo a casa e tomando-a de assalto! Assaltar o quê? A Justiça levou até o fogão, estamos cozinhando em cima de dois tijolos com apenas uma panela, uma colher para mexer e um prato. Enquanto um come o arroz com angu encruados, o outro, incluindo os animais, lambem os beiços.

Internamente está reinando uns pensamentos latentes e tácitos em cada um que a sobrevivência individual, é a morte do outro. Sinto isto nos olhos de cada um, mas pelo amor de Deus, não revele esse meu funéreo pensamento para ninguém. Podem achar que na morte que não tarda de um, o outro teve interferência. No caso, até o cão poderá ser processado.

Alguém poderia solucionar, emprestando-me 100 (cem) reais para pagar a dívida contraída nos anos 2000. Fizemos o empréstimo de 5 (cinco) reais, quantia do empréstimo para comprar o fogão que não temos mais e hoje a dívida está nesse valor. Se não conseguimos pagar cinco, pense em 100? Tenha compaixão! SPC, SERASA e Cartório de Protestos não resolvem mais. Os credores desistiram.

Juro (não pago juro de Bancos) que não é para tomar cachaça...Pitú, Oncinha, Jaguatirica, 3 Fazendas, 51; Velho Barroso, Sapupara, Rio Pedrense, 33 e outras: é para pagar a dívida e limpar meu nome. Não suporto mais ouvir a minha alcunha aos gritos: "Vai pau de galinheiro". Basta a humilhação de ser chamado de Zé do Porco! Único animal magérrimo que possuíamos em épocas de vacas gordas.

Dia desses peguei o cão "Tiquinho" rezingando: "Manco de um perna, sarnento, faminto, banguela com apenas um furador de jabuticaba na boca, frequentando escolas públicas e SUS, tem que ser muito hipócrita e salafrário para arreganhar os dentes e dizer que a vida é Bela"! Tapei os ouvidos e fiz de conta que não era comigo, tomara Deus que seja com as pulgas, porque viver sem ele, é perder de vez a inspiração para ir tocando os segundos que nos restam. Tento entender porque falou isto, porque é de uma calma e serenidade sem prece - dentes. Bem entendido? Haja vista que é o guia de mamãe nas caminhadas, compras e ida ao Banco receber a mixaria de 221 reais e três centavos de aposentadoria do Fundo Rural. Que fique bem claro: ELA. Não possuo aposentadoria.

Contando desde já com o empréstimo, pagarei daqui à cinco anos, ou melhor, quinze anos. Mesmo período para pagamento da dívida contraída. Por favor!...a maioria aqui no RL são aposentados, religiosos, ricos, políticos, padres, pastores e outros. Pense que contraiu um filho um pouco mais velho do que os vossos; entrei faz tempo na casa dos 90 e tenha piedade.

Caso queira auxiliar-me, os dados para o depósito passo via RL. Vai, faz uma forcinha, não vai doer nada e para mim motivos de honrarias! Colabore, somos todos irmãos Recantistas!

Agradeço imensamente, tanto eu quando a velha. Se assim fizeres, poderemos dormir o sono dos bons pagadores.

PS.: O título é Carta aberta aos amigos de RL, mas quem necessita, aceita o que vier de bom e mal grado, até dos inimigos. Portanto, dos Amigos e inimigos também.

Penso que serei bastante lido, mas desculpe-me a franqueza, o que me importa é a boa ação que espero receber de um coração, verdadeiramente e infinitamente piedoso. Porém caros amigos, saliento que piedade somente, é como palavras, Filosofia e Poesia: não quitam dívidas e enchem barriga! Caridade Recantistas, caridade e o depósito mesmo que tardio. Amém e não se esqueça: urgente!

Sorria para um bom dia,

porque minha mãe está em ossos;

e eu em soluços.

As lágrimas vagueiam

zombando de minha

vergonha honesta,

descendo pela sincera

e briosa cara!

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 01/05/2015
Reeditado em 03/05/2015
Código do texto: T5226526
Classificação de conteúdo: seguro