AMOR A TERRINHA

Adoro uma frase de Francisco Julião: "Amor é oferta permanente e renúncia de todos os dias. É mais porque é dádiva e humildade".

Ele se referia ao amor filial, no caso sua filhinha Isabela, nasscida quando ele estava no cárcere, esse livro ele escreveu na prisão, o Até Quarta Isabela.

Mas na minha opinião podemos usar essa frase em relação a nossa terrinha. É dela que me lembro quando evoco a minha cidadezinha natal. A frase ressalta a necessidade da humildade, a oferta pernamnente e a dádiva, mas a renúncia de todos os dias. É um amor diuturno.

Longe de mim querer patrulhar o amor dos outros pela sua terra. Mas há muito amor bandido. E, na verdade, ou o sujeito ama de verdade a sua terra ou não ama. Acho deplorável os que disfarçam, mascaram, fazem de conta, isso é demagogia, e alguns fazem isso para auferir lucros, inclusive na área da política.

Felizmente, , mesmo com a escalada e globalização do mau-caratismo, ainda há os que amam a sua terra de verdade, diferente daqueles que até conspiram contra ela, praticando o crime de lesa-pátria. Os que resistem e optam pela terra , estes são o sal da terra.

Um grande intelectual pernambucano, o saudo Potiguar Matos, disse: "Temo a morte cultural. Perdida a identidade espiritual, os laços da tradição, o sonho coletivo, o caminho está aplainado para todas as submissões".

Comparo essa reflexão de Potiguar com um poema de Vinicius, "Pátria Minha", onde ele diz num verso:"Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa/ Que brinca nos teus cabelos e te alisa/ Pátria Minha, perfuma o teu chão/ Que vontade de adormecer-me / Entre teus doces montes/ Atento à fome das tuas entranhas/ E ao batuque do teu coração". A pátria de um homem é a sua cidadezinha natal.

Também Unamuno tocou no assunto e de forma magistral num pensamento que pode ser aplicado a terra: "O amor qe não se confunde com a vida, não é amor verdadeiro, o verdadeiro amor é hábito". O amor de um filho pela sua terra tem que ser total.

Nesta sexta-feira, dia do trabalho, agredido ela terceirização e pela exploração dos mais ricos, é da minha cidadezinha, da minha Miraí sertaneja de Pernambuco quwe recordo, do tempo que eu era feliz e não sabia.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/05/2015
Código do texto: T5226579
Classificação de conteúdo: seguro