UM BRASIL SEM CONTROLE, SEM RUMO E SEM DESTINAÇÃO.

UM BRASIL SEM CONTROLE, SEM RUMO E SEM DESTINAÇÃO.

“Quando estudamos a lição dos trabalhadores da última hora, nas páginas divinas do Evangelho, recordamos que, realmente, trabalhando, é possível alcançar todas as realizações que nos propomos a atingir. Trabalhando, o coração empolgado pelo desânimo, pode converter, de imediato, as trevas da amargura em claridades imperecíveis de alegria e esperança {...}”. (Emmanuel).

“Antes de fazeres o mundo, experimenta refazeres a ti mesmo, nada assenta melhor ao corpo que o crescimento do Espírito. A principal ocupação da vida consiste em vivê-la o melhor possível. Não queira ser bravo, quando basta ser inteligente”.

Uma bela e sofismável sentença de todo ser humano deveria assimilar. A palavra experiência tem uma importância fundamental nos dias de hoje. A sua sinonímia deveria ser assimilado por muitos. Conhecimento, ou aprendizado, obtido através da prática ou da vivência: experiência de vida; experiência de trabalho. Prova ou tentativa; teste feito de modo experimental: neste trabalho, seu contrato é o de experiência. Modo de aprendizado obtido sistematicamente, sendo aprimorado com o passar do tempo: professor de grande experiência. Filosofia; todo conhecimento adquirido através da utilização dos sentidos.

Nos dias de hoje muita gente usa a sua experiência como artimanhas para fazer mal a seu semelhante. Os políticos deixaram de defender a sociedade e se transformaram em matreiros e só enxergam duas coisas: seu patrimônio e seus familiares. Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra ética.

Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom. (Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4). A ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que ética é unicamente humana. A ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral). (Singer P.). Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.

O sistema politico brasileiro está precário quanto às nuanças acima epigrafadas. Temos que tomar atitudes salvadoras, para tirar o Brasil do lamaçal da corrupção que se encontra. Entre presidente e ministros e o alto escalão não existe consenso, e em virtude dessa negatividade o povo sofre. As esperanças se esvaem. Em plena data onde comemoramos o dia do Trabalho, a presidente se nega a fazer pronunciamento. Falta de responsabilidade política e aqueles que fazem o “Partido dos Trabalhadores (PT)”. O azimute quebrou, a bússola ficou maluca é o viés da corrupção tomou conta do Brasil de Norte a Sul, Leste e Oeste.

A desilusão toma conta do país. Ato ou efeito de desiludir. Ficar sem esperança; deixar de acreditar ou de crer em...; descrença. Sensação de desapontamento; sentimento de frustração; perda da alegria; decepção. Impunidade: Condição de impune; em que há impunidade; ausência de punição; sem castigo. Qualidade ou particularidade de impune; em que há tolerância ao crime. Se dissermos que no Brasil existe tolerância ao crime, qualquer que seja o “Modus Operandi” não estaríamos exorbitando. A palavra imunidade significa a isenção de impostos, deveres, encargos etc., privilégio, direito, prerrogativa: imunidade diplomática.

Enquanto essas duas sinonímias estiverem em alta à nação jamais sairá do “fundo do poço”. Outra atitude que deve ser aprovada com urgência é acabar de vez com a reeleição, pois política não é profissão. Estamos aqui alvitrando essas possibilidades que serão difíceis um componente do parlamento brasileiro levar a frente. “O segredo de qualquer conquista é a coisa mais simples do mundo; saber o que fazer com ela”. O Brasil tem jeito? Claro que tem! O que falta é vergonha na cara de alguns políticos que estão atolados na corrupção e ainda recebem benesses da justiça para ficarem em casa. Aqui indagamos: Porque outros presos não têm a mesma primazia de quem surrupiam os cofres brasileiros? Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGIUES –MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE-JORNALISTA PROFISSIONAL

.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 01/05/2015
Reeditado em 01/05/2015
Código do texto: T5226986
Classificação de conteúdo: seguro