Foto: Feitosa dos santos

A pátria educadora.
 
As pessoas que criaram o slogan “A pátria educadora”, têm noção do significado da palavra educação? Ou apenas constroem frases bonitas? O que seria uma pátria educadora para eles?
 
Por ser professor sei que uma pátria educadora, seria aquela qualificadora dos seus professores, com ambiente de trabalho saudável, salários adequados para dedicação exclusiva, material didático de qualidade e em quantidade suficiente, segurança e respeito de todos pela nobreza do oficio de ensinar.
 
Pátria educadora é aquela cuidadora dos seus alunos como um todo, é aquela que investe pesado na educação, prima pela literatura mãe, no nosso caso o português, investe na ciência e na tecnologia de ponta para iniciação cientifica de seus alunos.
 
Pátria educadora não permite o total abandono do ambiente escolar, não permite a insegurança instalada no meio acadêmico, não abandona os seus trabalhadores a própria sorte e por certo não tolera a propaganda enganosa nos meios educacionais.
 
A pátria educadora é muito mais que um discurso eleitoreiro. É ação, soma, parceria, empenho, credibilidade e acima de tudo isso cuidar muito bem dos seus professores e alunos, do contrário, nunca será esta uma pátria verdadeiramente educadora e nunca terá um povo verdadeiramente educado.
 
Rio 01/05/2015
Feitosa dos santos