Troca

Trocado. Sim, trocado igual a uma mercadoria que você não gostou e vai devolver. Quantas vezes fui trocado? Chego a pensar que sou um artigo defeituoso... Como se a culpa fosse de quem foi trocado, como se a culpa fosse minha. E o trocador ainda te faz sentir isso: Culpa! Devia ter uma lei para isso, amor não se troca.

Bom, pra quem trocou não há nenhum problema não é? Porque se desfez de um amor e já tem outro novinho em folha. Ocupou o espaço em poucos minutos mas e o amor de quem foi trocado? Pra onde ele vai?

O trocado vai literalmente pro chão, ou melhor perde o chão. Se sente um lixo, e tem toda a estima arrasada, destruída... E lá se vai o amor próprio descendo pelo ralo. E o trocado fica se sentindo como um troco, um resto do sentimento que deixou.

Enquanto o trocador se delicia com a nova mercadoria, porque ele vê assim o amor, como uma mercadoria mesmo. Arrasta-se em mil desculpas para a traição e depois parte para o pé na bunda.

Só que ele esqueceu que nessa troca, ele acaba trocando também o amor do trocado, pelo ódio, pelo ressentimento, pela mágoa, pelo nojo... E ele não percebe que tudo que era bom se virou mal. E no seu mundo egocêntrico onde só o seu prazer prevalece ele esquece que o mundo dá voltas, que a Terra gira e que vem um dia após o outro... E nisso tudo as coisas mudam de lugar.

Pessoas, sentimentos, não são feitos para serem negociados, não são moedas, ou lixo que se descarta por outro... Amor? Será mesmo que o novo é amor? Porque quando ele enjoa isso será apenas mais uma troca... Troca... Muda... Barganha... Substitui...

E nas voltas do mundo o trocador esquece que um dia será cobrado também por tudo que negociou. Lei do retorno é a troco de quem faz a troca do amor.