O ANCIÃO, EU, A PRAÇA E A PALAVRA

Certa tarde, ao passar como tantas outras vezes por uma praça, reparei que havia algumas pessoas assentadas nos bancos, alheios à agitação do trânsito de veículos e de pessoas. Reparei também que dois dos bancos ainda se encontravam desocupados e pensei: estamos sempre apressados e quase nunca nos damos ao direito de usufruir da diversidade de visões e sensações que nos proporciona uma praça, assim como também não nos permitimos aquietar por alguns instantes. Vou parar agora e me conceder esse direito, essa vivência!

Assentei-me em um dos bancos vazios, o mais longe possível do ocupante do banco vizinho e ali fiquei por alguns instantes a acompanhar toda a movimentação.

Um ancião que se encontrava no banco ao lado, do alto da sabedoria que lhe deram as fartas décadas de vida, tratou de puxar conversa comigo.

No início me limitei a responder-lhe a distância, porém, como o velho senhor insistia no diálogo, aproximei-me o mais possível dele.

Conversa vai, conversa vem, ensinamento após ensinamento e ele me revelou já contar com 96 (noventa e seis) anos vividos.

Relatou-me, sem se deixar dispersar pela frenética movimentação daquele logradouro, os tempos difíceis e ingênuos de sua mocidade no interior do estado de Minas Gerais. E revelou: “olha seu moço, quando eu tinha uns 25 (vinte e cinco) anos de idade alguém me indagou? Quer conhecer o segredo da felicidade? Após a minha afirmativa, apresentou-me a bíblia dizendo: aqui está o segredo da felicidade.

A partir daí eu passei a ter a bíblia como o meu Norte e não me arrependo. Por intermédio dela descobri que tudo o que existe foi feito para nós, para nos servir”.

E o ancião seguiu me encantando a cada afirmação, a cada testemunho.

Estando diante de alguém com tanta sabedoria e quase secular existência, em pleno domínio do corpo e mente, não há como discordar: a Palavra de Deus é o caminho para a felicidade. Seguindo-a, praticando-a na plenitude, não há como não ser feliz. Pois, diante dos ensinamentos de Deus, emanados através de seu filho Jesus, somos distanciados da avareza, de todo egoísmo, de toda arrogância e nos tornamos livres dos valores mundanos, que, na essência, em nada nos acrescenta.

Temente a Deus e seguindo Seus ensinamentos, haveremos de ter vida feliz, longa e promissora.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 04/05/2015
Código do texto: T5230350
Classificação de conteúdo: seguro