A CORRUPÇÃO TUPINIQUIM

Sparkline 24934

Quarta-Feira, 6 de Maio de 2015

A CORRUPÇÃO TUPINIQUIM

Nesta última Segunda-Feira, um dos envolvidos no tal de "Petrolão", Paulo Roberto Costa, quando inquirido durante a sessão sobre a corrupção em que está envolvido até o pescoço, fez uma afirmação, dizendo que "a corrupção está em Brasília", onde a conotação dessa frase se refere ao Congresso Nacional.

Ora, ele só disse o "óbvio ululante". Só que errou em grande parte da sua citação. A corrupção está em todo o território nacional. E sem exceção. Isto porque grande parte da população brasileira está envolvida nela. E de vários tipos, maneiras e circunstâncias.

O simples uso de um zangão por parte de um cidadão qualquer, que quer agilidade em ser atendido em alguma repartição pública numa determinada situação documental, já é um ato de corrupção. Isto porque, em geral, este zangão já tem seus contatos nessa ou nas demais repartições onde age. E isso implica dizer que fura a fila, passando à frente dos demais cidadãos que vão pelos cursos normais da situação. Ou seja, ele molha a mão de um determinado funcionário daquela repartição onde atua.

E todos sabem, exatamente, como se dá os procedimentos de uma boa parte dos cidadãos brasileiros nesse metier. E a coisa é tão profunda, que tal consêrto para se dar, deverá ser um um meio drástico e/ou violento por parte das autoridades desse país. Ou, no mínimo, a quem pretender consertá-lo.

Mas querer culpar uma grande parte dos congressistas brasileiros é pura desfaçatez de quem o pretender. Isto porque nenhum deles está lá, ou entrou lá, por si próprio. Eles foram eleitos pelo povo brasileiro numa eleição qualquer. E é aí que mora o problema. Porque o próprio povo é quem coloca lá os indecentes e imorais que lá estão.

Imaginemos que cem mil candidatos no país inteiro se candidate para concorrer ao cargo de deputado federal. E lá no Congresso são quinhentos e oitenta e hum deles. Ora, dentro de um universo de cem mil pessoas, digamos, eleger-se só quinhentos e oitenta e hum elementos, e dentro desse padrão que lá está, é um verdadeiro assombro.

E é necessário relembrar uma afirmação muito famosa do ex-presidente Lula, quando no ano de 1993, em que era um dos deputados desse mesmo Congresso, falou abertamente para a nação que "lá no Congresso Nacional existem trezentos picaretas".

Ora, lá se vão, aproximadamente vinte dois anos dessa afirmação. E os picaretas, pelo que se vê atualmente aumentaram em número, sim. E é por isso que se vive com leis capengas, que só beneficiam os criminosos, concedendo-lhes benefícios diversos, suavizando suas condenações. E vimos isso nos condenados do processo do "Mensalão", onde quase todos já estão em liberdade.

Então, o que nos cabe, é perdermos, mesmo, a esperança de que o nosso país, um dia, transformar-se-á numa nação de primeiro mundo. Diante de tudo o que acontece nesse nosso cotidiano, é pura inocência esperar que tais situações mudem.

Mas é extremamente necessário que cada um dos brasileiros possa refletir e analisar sua conduta pessoal, para que possa verificar onde falha, permitindo que as coisas se modifiquem para melhor, refletindo positivamente na situação nacional. Mas isto é só o começo do processo.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 06/05/2015
Código do texto: T5232347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.