AS REDES E AS NOVAS MÍDIAS

As redes sociais, até que enfim, conseguem alcançar o meio da montanha em matéria de força e prestígio. Até as próximas eleições, chegarão ao cume. Ou seja,seu papel será fundamental nas estratégias de visibilidade de candidatos, integração social, interação com o eleitor, ampliação dos circuitos de amigos, formação de grupos de apoio, fomento ao discurso substantivo etc. Da noite para o dia, as redes tocam, sensibilizam, convocam, mexem com o ânimo das comunidades virtuais.

Histórias de ontem

Em 64 A.C., Cícero disputou o consulado contra Catilina, o general que decidiu enfrentá-lo. Foi uma campanha de vitupérios. Catilina era apoiado pelo proletariado, Cícero pelas elites. Quintos preparou um manual em que recomendava Cícero a ser pródigo nas promessas, pois "os homens preferem uma falsa promessa a uma recusa seca". E sugeria encontrar escândalos na vida de seus rivais. O grande tribuno Cícero venceu Catilina, depois de acusá-lo de corrupto e pervertido. E em célebre discurso, puxou as orelhas do general com a famosa frase : "até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência ?" (quousquem tandem, Catilina, abutere patientia nostra ?) A frase serve muito bem para o ex-presidente Molusco, que ainda dá as cartas no Planalto.

A arte de depor

Neste ciclo de depoimentos na operação Lava Jato, convém pinçar os ensinamentos de Nicolau Eymerich, frade dominicano espanhol. Ele escreveu, em 1376, o "Manual dos Inquisidores", onde apontava os truques dos hereges para responder sem confessar. Eis alguns : responder às perguntas de maneira ambígua ; responder acrescentando uma condição ; inverter a pergunta ; fingir-se de surpreso ; mudar as palavras da pergunta ; deturpar as palavras ; auto justificar-se ; fingir debilidade física ; simular demência ou idiotice e se dar ares de santidade.