O eterno saudosismo

Quem nunca se encontrou com colegas de escola ou da infância, até mesmo da faculdade e nunca ouviu a seguinte frase “A gente era feliz e não sabia” que atire a primeira pedra. Atualmente tenho me deparado muito com isso, não sei se por estar chegando aos 30 (com rostinho de 20 viu) ou se porque com a facilidade das redes sociais esse encontro seja cada vez mais frequente, mas o fato é que me peguei pensando esses dias nessa situação. Tive o prazer de reencontrar grande parte dos colegas que fizeram o ensino médio comigo e diante disso perdemos horas, ou melhor, ganhamos horas batendo um animado papo sobre as recordações por tantas vezes esquecidas, guardadas dentro de gavetas velhas e empoeiradas. Histórias que nos arrancam gargalhadas e as vezes até um rubor na face. De repente no meio do papo alguns colegas disseram com todo o saudosismo a bendita frase já mencionada “A gente era feliz e não sabia”.

Eu particularmente não sinto falta da minha infância, foi uma época muito sofrida, e muitas das lembranças que tenho me remetem a sentimentos que não gosto. Mas fico me perguntando, será mesmo que esse “passado” tantas vezes cultuado foi a melhor fase de nossas vidas? Eu realmente acredito que não.

O melhor momento de nossas vidas é sempre o agora, sim essa é uma frase bem clichê típica de livros de auto ajuda, mas é uma verdade por deveras incontestável. O passado por diversas vezes é um tanto quanto cruel conosco, nos joga na cara tudo aquilo que não pode ser refeito ou reescrito, as lembranças daquilo que poderíamos ou gostaríamos de ter feito, os beijos que por diversas vezes não foram trocados, as juras de amor que ficaram escondidas ante os olhares tímidos e o medo da rejeição, os caminhos que não foram trilhados e que serão sempre uma incógnita diante no nosso presente, os amores que se foram e que nos geram dúvidas se teriam dado certo ou não. Mas o presente, esse é realmente encantador e cheio de possibilidades reais. Escolhas que estão sendo feitas nesse exato momento que vão repercutir através dos séculos e da nossa história, sim você está fazendo história. Pessoas que escolhemos para estarem do nosso lado e que ainda estão porque nós permitimos. Isso tudo pra mim é tão mágico, tão encantador, é um filme que está sendo escrito, dirigido e estrelado por você mesmo e se o roteiro não está agradando ora pois vamos escolher outros enredos, quem decide o rumo a ser tomado é você.

Arrependimentos sempre serão levados, afinal, uma vida só é muito pouca pra tanta coisa que se tem pra viver e o pior é que até atingirmos a maturidade para entender como se relacionar com as pessoas, muitos anos já se passaram, muitas mágoas já se enraizaram, muitos amigos e amores já se perderam, mas porra cara, esse é o seu filme, você realmente vai fazer dele um drama do começo ao fim? Conserte aquilo que é possível ser consertado, resolva as pendências que podem ser resolvidas, quanto ao resto, apenas aprenda a lidar com isso, se você anda agradando todo mundo é fato que deve estar desagradando a você mesmo. Essa é sua vida, sua história e o seu presente já está virando passado a cada linha lida desse texto. Agora levante-se e vá ser feliz pra quando encontrar seus velhos amigos poder dizer com orgulho: A gente era muito feliz e continua sendo até hoje.