Meditando na Firmeza

Queridos, vamos meditar hoje no conceito da firmeza? A firmeza é um estado de pensamento que nos ajuda a realizar aquilo que desejamos. Tendo firmeza no pensamento, a vontade só precisa da oportunidade perfeita para transformar um sonho em realidade ou executar bem feito o que foi pedido pelo nosso eu-superior ou por alguém que depende da gente para algo ser realizado.

Não conseguimos meditar na firmeza sem pensar na Pedra e a Pedra é símbolo de Xangô, o Orixá da firmeza que através da justiça que marca as entrelinhas das coisas e do karma, vem fundar o que precisa ser firmado.

A Pedra é "Casa" dos nossos ancestrais que fizeram a fundação do nosso reino. Ancestrais que formaram a base para a nossa existência numa época onde coisas que hoje em dia tomamos como garantido, era um verdadeiro desafio para eles. Força dos Ancestrais que pode ser conhecida em vida ainda por aqueles que tiveram a chance de conviver com os avós - "aqueles que vieram primeiro ".

A Pedra também é símbolo dos ritos andinos com plantas de poder nos rituais de temazcal, onde o peregrino que busca firmeza no pensamento aceita re-entrar numa oca que representa o ventre materno e conhecer a força desses ancestrais.

O ritual de Temazcal ocorre num local construído para a realização de banhos a vapor com pedras quentes. Nos dias de hoje pode ser uma tenda, mas antigamente era uma construção de pedra que os indígenas utilizavam para a purificação do corpo e do espírito através dos elementos sagrados: a pedra, o fogo e a água e , para tanto, utilizavam as pedras " calientes" que além de elevar a temperatura do local, emanavam fragrâncias que serviam como se fossem uma defumação de hoje em dia nos rituais afro-brasileiros.

Essas pedras quentes nos rituais de Temazcal representam o condutor que levará o caminhante ao seu objetivo: renascer com a firmeza necessária para uma vida mais plena e menos fragmentada.

Como vocês podem ver, uma pedra não é apenas uma pedra obstruindo um caminho. Ela pode ser também algo que nos ajuda a atravessar por outro lado na caminhada do nosso destino. Ou seja, firmeza!

É possível obter essa firmeza de pensamento também através de diversas atitudes no nosso dia-a-dia, mas todas elas requerem a disciplina de treinar o pensamento para que as intenções se transformem em prática do lado de fora.

Esse treinamento da firmeza no pensamento ocorre quando pagamos o preço por nossas decisões e atitudes - tenham sido boas ou não - ou quando aprendemos a finalizar as coisas que começamos. Ocorre também quando treinamos o pensamento no meditar e no fazer o nosso trabalho - seja ele qual for - bem feito.

Seja num trabalho bem feito ou numa decisão assumida, estamos evocando a energia dos nossos ancestrais que firmaram as coisas antes da gente.

Estamos saudando as almas que vieram antes e sofreram para obter a firmeza necessária para nos proporcionar um mundo com mais oportunidades e riqueza; mundo este que eles não tiveram, mas só é possível para nós hoje em dia porque esses Pais Joãos e essas Vovós Marias puderam firmar as primeiras pedras que são a fundação da nossa estrada.

Firme a firmeza!

Viva as Pedras!

Viva os Ancestrais!

Adorei as Almas!