MENTIR É PECADO?

A MENTIR É PECADO?

Deixo a cargo dos leitores tirarem a conclusão. A primeira mentira que se tem conhecimento foi quando DEUS pergunta: “Caim onde está teu irmão? Caim responde “não sei, sou o guardador do meu irmão”? foi a primeira mentira da humanidade, primeiro homicídio, o primeiro fugitivo, primeiro vagabundo e Deus o marcou com um sinal para quem o visse não o matasse. O primeiro crime, o primeiro homicídio foi cometido por Caim movido pelo ódio e ambição ou inveja. Até hoje muitos crimes são cometidos movidos pelo ódio (que destrói o que há de mais bonito e mais sublime no ser humano- O AMOR) - que alimenta a inveja ou ambição e leva o ser humano a querer tudo para si sem o devido merecimento.

A sociedade humana é uma oficina de trabalho e produção, onde o interesse material é maior e mais poderoso que o moral. Ainda bem que o sol da verdade surge sobre a terra para combater com seus raios as trevas onde se esconde a mentira, a falsidade..

O dom divino, que dá poder de achar a verdade, onde faz o homem compreender, entre todos os sistemas, o único que está em perfeita harmonia com a sabedoria do eterno e as inspirações da alma.

A razão é a única filha do eterno imortal que não teve principio e não terá fim e tem como trono a verdade. É o alfa e o ômega do passado, do presente e do futuro.

Aquele que diz mentira é: impostor, enganador, embusteiro, farsante, será pecador?.

Quem diz mentira é fingido, dissimulado, a mentira é pecado quando existe dolo?

O poeta fala sobre o irreal, ilusório, imaginário, enganoso, aparente. Será que ele está pecando quando diz: “és linda, és bela oh! Deusa, que deixa transparecer tanta beleza na moldura rígida de teus seios”(F. S. Fonseca). Sem que tenha visto os seios, só imaginando?

Quando se induz, conscientemente, alguém, mantém ou confirma o outro em erro. Com a vontade dirigida à obtenção de um resultado criminoso, será que a mentira é pecado? Será que ser mentiroso é um pecador?

FSFonseca
Enviado por FSFonseca em 15/05/2015
Reeditado em 15/05/2015
Código do texto: T5243012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.