PMDB.

O PMDB é um dos maiores partido do País. O difícil é entende-lo . Foi o antigo MDB, uma oposição consentida durante o regime militar, nascido na revolução de 1964. Era um partido de oposição discreta a ARENA, partido do governo.

Com a abertura lenta e gradual, chegou-se as “ Diretas Já” incrementado por Ulysses Guimarães. Aconteceu que o Congresso na maior parte conservador, rechaçou as “Diretas já” e incrementou as indiretas. Houve algumas reações de “não me venha com indiretas.” Mas muito fraca, não chegou a pressionar.

As indiretas fora amortecido com o conservador bem comportado Tancredo Neves, o candidato do consenso, então governador de Minas Gerais.

No colégio eleitoral Tancredo derrota Maluf . É eleito com ampla maioria, mas falece antes de tomar posse, assume a Presidência o vice José Sarney. Os militares tinha seis anos de mandato, seria a sequência para Sarney. Teve um movimento para só quatro anos , mas Sarney abriu mão de um ano e ficou cinco.

1986, houve eleições estaduais, foram eleitos pelo o PMDB:

18 -Governadores.

33- Senadores.

192- Dep Federais.

489- Dep Estaduais

Tinha:

2000- prefeitos.

17.ooo- vereadores.

4.ooo- Diretórios.

Mesmo com toda essa força política, o PMDB abandonou Ulyses Guimarães em 1989 para Presidente da República. Bandearam-se para o Fernando Afonso Collor de Mello.

1994- Abandonaram Orestes Quércia e carrearam-se para Fernando Henrique Cardoso.

1998- O PMDB deu apoio informal ao FHC.

2002- O PMDB apoio José Serra.

2006- O PMDB deu um passo progressista; apoiou Lula. Só o PMDB de Santa Catarina deu apoio informal a Geraldo Alkmim.

2010- PMDB seguiu com o PT, sendo o Michel Temer, o Vice Presidente.

2014- PMDB e Temer na caminhada da Igualdade Social.

Com a possibilidade do Aécio Neves ganhar as eleições o PMDB ficou balançado. O governador eleito pelo o PMDB no Rio Grande do Sul, prometeu apoio no segundo turno ao tucano. José Sarney foi pego na urna teclando o 45. Alguns parlamentares peemedebista na surdina articulavam trair Dilma no segundo turno.

Será que o PMDB estará com Lula em 2018? Ou será com candidatura própria? Será que tucanará? Cuidado Dilma! Fica esperto Lula!

Estou achando o Renan e esse tal Cunha muito estranhos.

Lair Estanislau Alves.