É só porque ela canta funk?

— Falam mal só pelo funk. Quando saiu o clipe de “Single ladies”, da Beyoncé, havia vários vídeos de crianças de 2 anos dançando de biquíni e maiô e ninguém reclamava. Ninguém falava de Sandy & Junior no início da carreira, dançando “Vai ter que rebolar” de shortinho. Só falam mal porque ela é MC. A Melody imita as caras e bocas que a Anitta faz e as pessoas acham isso demais (pra idade dela). Ela não está falando palavrão, não está ‘fazendo sensualidade’.

por André Alves Castro

Com apenas oito anos de idade e um corpo, quero dizer, uma vida inteira inteira pela frente, a jovem funkeira que anda causando debates acalorados na rede tem um pai, que além de defender a legitimidade das danças sensuais da pequena Mc Melody, advoga, sem pestanejar, que não é a única criança que posta videos assim, e que não esta errado em concordar com nada disso. Mais ainda, ele declara aquilo que a sociedade não quer ouvir: que a menina não faz nada mais nada menos do que os adultos famosos e célebres da sua geração já fazem a muito mais tempo e de um modo muito mais declarado.

Desde que me entendo por gente me disseram que adultos são nossos modelos e exemplos. “Respeite os mais velhos”, eu sempre ouvi de meus pais. Os mais velhos eram sempre um tipo de gente que deveria ser respeitada. “Pede a bênça“, diziam os mais velhos quando um ancião era encontrado por uma criança e até por um adolescente em qualquer lugar ou situação.

Mas então sobre o que se discute no caso acima, de que estão reclamando, sociedade e opinião pública? De que ela é jovem demais para ser tão sensualizada, pois é algo que somente aqueles que são mais velhos e (ir)responsáveis podem ser, ou se ser banalmente tão sensualizada é de fato algo ruim, errado e de modo público até mesmo moralmente degradante? Ou será, como afirma o pai da menina na reportagem do jornal Extra, que ela esta sendo perseguida porque ela dança e canta funk?

Este mesmo pai, Mc Belinho, aponta para nossa celebração às figuras sensuais que são adultas como um paradoxo a critica feita às crianças que fazem o mesmo, imitando estes modelos, como sua própria filha. Apesar de minha formação superior ser em educação, não é preciso ter se formado em licenciatura para perceber que esta criança apenas esta aprendendo a viver, interagir e imitar as pessoas socialmente aprovadas ao seu redor. Anitta é uma personagem pública aprovada pela mídia, de “inquestionável” talento. Não existe desaprovação no que diz respeito a mensagem que ela transmite em suas canções e em suas apresentações.

Quando eu era menino, e pensava como menino e falava como menino, mirava nos adultos como aqueles que tem “a régua que mede o mundo” nas mãos e me ensinavam a medir o certo e o errado, com absolutos bem definidos. Mas hoje como podemos criticar aquilo que aprovamos? Será que uma sensualidade agressiva e imoral é só uma questão de idade?

Convêm falar que, na verdade, vivemos uma grave crise moral, onde banheiros públicos de shoppings centers se transformaram em currais sexuais onde homens e mulheres sem limite ou respeito algum por ninguém dão descarga em qualquer certo e errado e fazem, como ouvi meu colega de trabalho dizer estes dias, com que ele, um pai de família, tenha de tampar os olhos de seu filho de três anos para ele não ver duas (ou mais) pessoas transando perto do mictório enquanto ele leva o menino ao banheiro. Uma crise moral assistida no sofá de casa, domingo a noite, como no programa do Fantástico, em uma denúncia de corrupção no mês de maio último, onde a pessoa entrevistada, de costas pra câmera, questionada naquele momento por ter se corrompido diz “e quem não rouba no Brasil?”, justificando sua própria corrupção.

Sou veementemente contra uma criança se tornar um ícone sexual libertário, como a pequena Mc, e acredito que ela é uma vítima da nossa sociedade relativista pós moderna e de uma extrema permissividade familiar com forte estímulo à promiscuidade infantil.

Sou enfaticamente contra uma criança imitar o que a Anitta canta e faz no palco do mesmo modo como sou igualmente contra a tudo que a própria Anitta canta faz no palco. Adultos responsáveis são o modelo da próxima geração.

Fonte da reportagem inicial, leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/mc-melody-de-8-anos-causa-polemica-pai-defende-so-porque-ela-canta-funk-15737518.html#ixzz3anUluPsg

postagem no blog: Cotidianidade

https://cotidianidadess.wordpress.com/2015/05/21/e-so-porque-ela-canta-funk/

Cotidianidade
Enviado por Cotidianidade em 21/05/2015
Código do texto: T5249944
Classificação de conteúdo: seguro