A Escola do Futuro

Segundo João Amós Commenius, “as escolas serão verdadeiros recreios, casas de delicias e encantos”. Assim desejamos que a escola do futuro seja muito mais democrática, participativa e abrangente, pois contará com a disposição de todos na sociedade para a realização dos programas, objetivos e metas.

Essa nova escola seguirá os programas definidos a partir da observação da realidade de cada aluno e respeitará a cultura de cada região. O professor não será o detentor do saber e não dará nada pronto, pois os estudantes não serão meros receptores ou seres passivos, antes, todos serão convidados a expressar suas opiniões no programa de metas e no processo didático.

A educação do futuro permitirá ao orientador e ao aprendendo uma relação cordial, coesa e dialética. As avaliações não se resumirão apenas aos conteúdos estudados, mas a inteira vida do estudante no âmbito escolar será ainda ferramenta não para avaliar a capacidade e fazer exclusões, mas para detectar situações e deficiências no método ou aprendizagem, possibilitará ainda modificações de acordo com as necessidades diagnosticadas.

A escola estará unida com a família e a sociedade. Desta forma tudo correrá para um só caminho, onde todos e principalmente os professores tomarão uma ação que desenvolverá nos aprendizes o senso critico, independência intelectual, sensibilidade diante das mazelas do mundo e, sobretudo, amor a Deus e ao próximo, tendo como objetivo único, formar uma sociedade com indivíduos inseridos e autônomos, construtores da sua própria história e saber.

gli
Enviado por gli em 13/06/2007
Reeditado em 27/08/2012
Código do texto: T525121
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.