AS GASOSAS DOS ANOS DOURADOS

Indiscutivelmente a Coca-Cola sempre foi - e ainda é - o refrigerante campeão de vendas. Eu prefiro o guaraná, mas sou exceção, a Coca é mesmo a preferida da maioria.

No entanto, nem sempre houve essa hegemonia total da Coca. Palavra: ela nem sempre esteve com essa bola toda. Nos chamados anos dourados houve outros ti´pos de gasosas que lhe fizeram sombra. Gasosa era como muita gente chamava todos os refrigerantes. Sim, havia a guaraná Caçula, a Fratelli Vita de Pernambuco, Grapete, a Cliper e a Crush. Lembram-se?

Não havia aniversário ou festa que a gurisada não fosse servida de Fratelli e Caçula, da Antartica. Eram marcas registradas nas festas da meninada. Era uma tradição. Nesses digamos, para usar uma palavra horrível da moda, "eventos", acreditem, erasm preferidos à Coca.

E a laranjada Cliper? Ela vinha numa garrafinha transparente, e a gente via até ns fiapinhos de laranja dentro. Detalhe: naquele tempo ninguém fazia suco de laranja como hoje, puro, várias laranjas para um so copo; na verdade ma laranja dava para fazer vários copos de refresco. E a Cliper, gente, era laranjada pura, e espumava. Da mesma forma a Crush, era uma marca registrada. Uma lembrança: quando a gente queria dizer que uma pessoa era confiável ou que algo era seguro, dizíamos: - isso é tão seguro quanto tamba de Crush. A Crush vinha numas garrafinhas escuras, elas tinham umas protuberâncias, umas listras, e não tinham rótulo, o nome era no próprio vidro.

Num certo tempo, não sei se a Cliper ou a Crush, acho que foi a Cliper, lançou uma espécie de álbum de figurinhas de jogadores de futebol que vinham nas tampinhas, na verdade não havia ´´album. Completei todo, com exceção de dois jogadores, Palito do Santa Crz e Vicente do Náutico. Vários garotos fizeram o mesmo, parece que só alguns do Recife completaram o album de fichinhas. Avaliem quantas garrafas foram consumidas.

Não vi mais a Aliper e a Crush nos supermercados, se existem são com um casco diferente. Tenho uma vontade danada de conseguir uma Cliper e uma Crush antigas para enfeitar o meu birô, mas nunca consegui. Olha, pessoal, toda vez que tomo uma laranjada, mesmo a Fanta ou a Sukita, recordo das gasosas de antigamente. E como se tomasse um porre de saudade.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/05/2015
Código do texto: T5252765
Classificação de conteúdo: seguro