Quem você levaria para uma ilha deserta?

As lembranças daqueles que foram meus cúmplices quando éramos crianças ainda estão bem vivas em meus pensamentos, embora de alguns tenha perdido completamente o contato. Só restaram poucas fotografias desgastadas pelo tempo. Já tentei reencontrá-los nas redes sociais e, nada! Ao que parece, não foram contagiados pela febre do mundo virtual. Se assim for, louvo-os por isso. De outros, obtive notícias... Ruins, por sinal. Partiram, junto com os pais, para tentar uma vida melhor na cidade grande e não obtiveram sucesso. Foram atraídos pelas armadilhas nefastas das grandes metrópoles. Antes tivessem ficado por aqui mesmo, tomando banho de rio, comendo feijão verde, chupando umbú e vivendo uma vida besta, como descreve Drummond, em Cidadezinha Qualquer.
 
Naturalmente, com o passar do tempo surgiram outros amigos no período da adolescência, que foram meus confidentes, suportaram meus dramas emocionais (drama=cabelo feio, espinha no rosto, saídas vigiadas e outros do gênero) amorosos e familiares... Fugimos para micaretas, deitamos e não dormimos, tomamos porre no quintal de casa, escondido de todos, rimos, rimos muito, dos outros e de nós mesmos. Ouuuu saudade cortante, como a de um grande amor ausente... Sim, amigos são grandes amores, a diferença é que não há sexo, no mais até paramos para discutir a relação em fases críticas. Isso ocorre quando percebemos ou nos incomodamos com algumas mudanças drásticas que a vida nos impõe. Amigos casam, geram filhos, mudam de religião... Mas se há ainda vestígios da identificação inicial, a amizade permanece.
 
Tenho amigos de todos os modelos, loucos, certinhos, novos, de meia idade, ateus, agnósticos, cristãos, antigos, recentes e até virtuais. Estes, poucos, não estão presentes fisicamente, mas existem e talvez saibam sobre mim muito mais do que aqueles com os quais convivo pessoalmente. Isso comprova que a "química" independe da localização geográfica, mas de fatores internos. Cada um deles se ajusta às minhas necessidades, como as peças de roupa que tenho guardadas, algumas mais sociáveis, despojadas, outras apenas para ocasiões especiais. E não importa muito a frequência com que as uso, todas são indispensáveis.
 
Sabe aquela pergunta clichê sobre "quem você levaria para uma ilha deserta"? Feita a mim, responderia de imediato: amigos, livros, um violão e algumas garrafas de vinho. Lá eu ficaria, bem longe da civilização, apenas com os elementos necessários à minha autorealização.
 
Aos meus amigos e àqueles que ainda se tornarão...
 
Rosimayre Oliveira
Enviado por Rosimayre Oliveira em 26/05/2015
Código do texto: T5256083
Classificação de conteúdo: seguro