O GUIA GENIAL DOS POVOS

Meu pai era comunista. Convicto. Toda vez que havia um rebuliço no Brasil ele era preso, mesmo sem ter participado de nenhuma ação do partido porque na nossa cidadezinha não havia disso não, meu pai etinha apenas a sua ideologia, mas não tinha meios de praticá-la, não havia proletariado e nem quase campesinado.

No entanto, meu pai era meio radical. Ele foi admirador de Stálin, a quem os comunistas de Arcoverde e acho de todo o mundo chamavam, pasmem, de Guia Genial dos Povos. A última prisão de meu pai ocorreu logo depois do golpe de 64, ele passou vários meses nos cárceres da ditadura, sem ter movido uma palha contra a direita, apenas torcia pelas reformas de base.

Mas auma das suas prisões aconteceu devido a uma ação dele e dos seus camaradas. Eu era menino, tinha uns dez anos. E foi motivada por Stálin. É que chegou uma "ordem" do Comitê Central para colocar bandeiras vermelhas em toda a cidade paa comemorar o aniversário do Guia Genial dos Povos. Cumpriram a determinação, de madrugada colocaram as bandeiras, escondisdos, sem dar na vista. Mas no mesmo dia foram todos presos e levados de trem para o Recife.

O interessante é que quando Stálin morreu e Kruschev fez a denúncia dos seus crimes, algo que abalou o mundo e até os comunistas, meu pai não ficou totalmente convencido, de vez em qando dizia que só fizeram isso porque o sujeito estava morto. Verdade. Como é verdade também que Hitler só não ganhou a guera por causa da determinação de Stálin, o que anão anula os crimes que ele cometeu. Ele disse uma frase incrível: "A morte de um homem é uma tragédia. A morte de milhões de homens é uma estatística". Ele sabia o que estava dizendo.

Por fim fica outra curuiosidade, Stálin lia muito, gostava da cultura. Isso prova que os tiranos têm bom gosto e que a cultura não impede sua maldade.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/06/2015
Código do texto: T5263308
Classificação de conteúdo: seguro