são coisas do futebol

O GATO

Essa história se deu em Paracambi, RJ, por volta dos anos 50, quando eu começando a minha adolescência, pude constatar esse fato curioso com relação ao futebol praticado naquela cidade.

Cidade pequena, onde o entretenimento aos domingos era o futebol, o passeio na praça e o cinema, que naquela época, além de passar filmes maravilhosos, havia o matinée (que saudades!).

As meninas sempre íam ao estádio para ver os seus namorados jogar, muito embora de nada entendiam de futebol. Muitas íam para ver os jogadores de fora, que sempre viam jogar aos domingos com os times da localidade.

Por ser uma cidade pequena, qualquer novidade todo mundo ficava sabendo. Foi então, que ocorreu uma notícia que no domingo seguinte o time da cidade iria jogar com um clube de outra cidade e que a atração maior, segundo os comentários, era o goleiro do time visitante.

O papo que corria ser ele um verdadeiro GATO.

A notícia correu nos ouvidos das meninas que costumavam ir ao campo só para ver os atletas de fora.

Não deu outra: No domingo o estádio estava repleto de meninas curiosas para ver o tal GATO. Ansiosas, aguardavam a chegada do ônibus especial que traria o time adversário.

Veio o momento crucial que abalou a curiosidade das meninas, pois quando o time entrou em campo, um por um dos jogadores de mãos dadas em fila indiana, a decepção das meninas foi total. Viram um goleiro junto com os demais craques, porém, não se tratava de nenhum "GATO", muito pelo contrário, era uma rapaz franzino de cabelo ruim e nem muito simpático. Imediatamente elas se reuniram e foram procurar o responsável pelo tal time de futebol, no intuito e na esperança de que o goleiro famoso e muito comentado na semana toda pudesse ainda estar chegando. A resposta foi muito simples, pois ficaram sabendo de que o tal GATO era aquele goleiro "feiinho" que elas estavam vendo. Mas, tinha um grande detalhe. Ele era chamado e muito conhecido como GATO devido ser fenomenal como goleiro e, realmente, tinha esse apelido por pular que nem um verdadeiro gato. E não deu outra, as meninas decepcionadas foram embora antes da partida terminar. O time adversário ganhou por 1x0 e o tal GATO foi o grande responsável pela vitória, pois agarrou dois penalties.

São coisas do futebol!

pauloromano
Enviado por pauloromano em 14/06/2007
Código do texto: T526532
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.