O Futebol de Ontem e de Hoje (2a Parte)

Eu, como todo brasileiro, entendo um pouco de futebol. Porém, sei que é difícil dizer a aqueles que não viram o futebol do passado que o antigo era melhor. Em 1942, já com 8 anos, fui assistir a um treino do Corinthians no estádio Horácio da Costa, do E. C. Mogiana.

O Corinthians estava concentrado em Campinas para a última rodada do paulista de 1942, contra o Palestra Itália, que por causa da 2ª guerra estava virando Palmeiras. Por causa desse evento, a Cia Mogiana de Estradas de Ferro ofereceu a parte da tarde como feriado para que seus funcionários das oficinas, dentre eles estava o meu pai Ettore que trabalhava nas oficinas da Cia Mogiana, pudessem assistir ao treino do Corinthians. Os funcionários das locomotivas, claro, não tiveram esse privilégio (os trens não podem parar).

Naquele dia eu vi muitos craques que fizeram parte da história do futebol brasileiro como Rato, Brandão, Dino, Servílio, Eduardinho, Hércules, Milani. No time reserva ainda tinha Jesus, Joane, Teleco, Carlinhos, Pio, Jango, e era treinado por José Casteli, ou seja o Rato I, antigo meia esquerda do esquadrão do Corinthians de 1929 e que era formado por Tufi, Grané e Del Débbio; Nerino, Guimarães e Munhóz; Filó, Neco, Gambarota, Rato I e De Maria.

No jogo decisivo, no dia 4 de outubro de 1942, o Corinthians bateu o Palmeiras por 3 x 1 com gols de Hércules e Milani (2). Para o Palmeiras marcou Eduardo Lima. O Pacaembu estava lotado com Pausanias Lima Pinto no apito. O Corinthians formou com Rato, Dedão e Chico Preto; Jango, Brandão e Dino; Gerônimo, Servílio, Milani, Eduardinho e Hércules. Técnico José Casteli.O Palmeiras formou com Oberdam, Junqueira e Beluomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio, Romeu, Echevarrieta, Viladonica e Lima. Técnico Armando Del Débbio (ex-jogador do Corinthians no esquadrão de 1929).

Mesmo com a derrota o Palmeiras sagrou-se campeão paulista de 1942. Ainda me lembro desse jogo em que o Palmeiras sagrou-se campeão porque eu ouvi no rádio, na casa de meu tio Antônio e guardei na memória. Naquele tempo poucas pessoas podiam comprar um rádio.

Mesmo perdendo o Palmeiras foi o campeão paulista de 1942 porque tinha mais pontos.

Laércio
Enviado por Laércio em 07/06/2015
Código do texto: T5269091
Classificação de conteúdo: seguro