Sempre me orgulhei de ter um corpo magro, barriga sequinha e não aparentar a minha idade. Causava inveja aos meus amigos quando comia tudo que eu queria e não engordava uma grama. Se metia na cabeça que precisava emagrecer um quilo, em três dias eu resolvia o problema. Fácil não?
               Confesso com muita tristeza que em todo o paragrafo acima usei todos os verbos no passado. Isso mesmo: No passado. Um dia o espelho me mostrou que o corpo do qual sempre tive orgulho tinha desaparecido. Ah espelho maldito, inimigo feroz do tempo e da idade. Como ter 50 anos e não sentir que o tempo passou tão rápido?  E o médico sem pena nenhuma decreta: Algumas taxas estão alteradas mas na sua idade é normal. Eu perguntei: O senhor vende cicuta?
               Pela primeira vez encarei o consultório de uma nutricionista. Ela olhou meus exames e foi cruel: O senhor está acima do peso. Notaram os termos "senhor" e "acima do peso"? Desde quando começaram a me chamar de senhor e eu nem notei? Onde você estava espelho maldito que não me avisou?
               Sou contra dietas a não ser quando realmente é necessário, ela disse. Passou-me um cardápio de reeducação alimentar e eu feliz da vida por não ter que fazer dieta. Como alegria de pobre dura pouco, ao ler o famigerado cardápio quase tive um troço. Exemplo de um jantar: Um prato raso de sopa de legumes detox e antes de dormir uma maçã. Olhei para ela desesperado e perguntei: Como vou dormir se estarei fraco e com fome? Ela respondeu: O senhor acostuma. Tirana, insensível, pensei.
               Sai arrasado do consultório decidido a não seguir o tal cardápio. Posso morrer, mas pelo menos vou morrer de barriga cheia e feliz. Caminhei pelo calçadão, olhei as pessoas fazendo exercicios, magras e felizes. Percebi que nunca fui vaidoso e não me cuidei o suficiente. Apenas minha juventude tinha me protegido. O espelho me mostrava um novo ser e eu não gostava dele. Queria o meu antigo eu de volta. Parei num quiosque natureba e fiz um pedido: Um suco verde e uma salada por favor.
               E viva a reeducação alimentar!!!!!!!!!!!!!