O DESRESPEITO À VELHICE EM NOSSA TERRA

Sparkline 25412

Sexta-Feira, 19 de Junho de 2015

Aqui neste país, já disseram que existem leis que não pegam. Seja lá o que isso queira dizer, mas todos o sabem, é difícil conviver com isso. Porque leis são feitas e criadas para serem cumpridas. Mas em nosso país a coisa não vigora assim. Até pelo contrário.

Também sabemos que grande parte delas são capengas, porque concedem muitos atenuantes e benefícios aos criminosos. E talvez seja por isso que eles não tem o temor às leis e fazem as coisas do jeito que fazem.

É muito comum tomarmos conhecimento através da imprensa de que um determinado meliante tem mais de vinte passagens pela polícia. Ora, e um ser desses ainda está livre, continuando a fazer e cometer seus crimes contra a sociedade? É pura brincadeira, convenhamos.

Mas o que se quer falar aqui é outro assunto. Mas que tem a ver com o desrespeito às leis. E é sobre os idosos. Também são conhecidos como pessoas da terceira idade. Que de acordo com a lei, estão acima dos sessenta anos de idade e estarão protegidos por ela. Mas, como já dito, isto parece, mesmo, é outra brincadeira. E de mal gosto.

O Jornal Nacional, da Globo, mostrou uma reportagem onde seis ou mais mulheres dispuseram-se a mostrar de uma forma bem nítida o desrespeito que é praticado com os idosos neste país. E para isso, contaram com o auxílio dos fiscais do Detro, numa determinada via, que ficaram de espreita em pontos de ônibus, constatando o desrespeito que certos motoristas praticam contra os maiores de sessenta anos, que estão amparados por lei especial, o que lhes concede certos benefícios. E a gratuidade nos transportes públicos é uma delas.

Então, cada uma submeteu-se a ser a isca para aquela gente. Ficaram em pontos de ônibus diversos, acenando para os ônibus que em grande parte nem paravam. E quando o faziam, comunicavam aos idosos que eles não poderiam embarcar ou seguir viagem naquele ônibus.

E assim a fiscalização foi autuando-os seguidamente. E os fiscais aplicaram pesadas multas às empresas dessas linhas. Mas isto só não basta. O que tem que haver, mesmo, é a conscientização das pessoas abaixo dessa linha de idade, para o cumprimento da lei. Que até nem seria necessária, caso a consciência de cada um alcançasse a profundidade dessa condição, a de idoso.

Por que essa gente desrespeitadora da velhice não cai na real? Esquecem que um dia, lá na frente, estarão nessa mesma condição. Serão, idosos, velhos, também. É claro que tal procedimento tem muito a ver com a ignorância dessa gente. Mas acrescente-se, aí, a estupidez. Em não querer e aceitar o óbvio da vida. Isso podemos também classificar como falta de inteligência.

E se precisa falar mais o quê?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 20/06/2015
Código do texto: T5283303
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.