O BEM E O MAL

O QUE É O BEM OU O MAL ?

Por recomendação médica, troco distâncias em caminhadas dispensando metrô, ônibus, ou o impensável automóvel na insuficiência de espaços para estacionar. Ocorre que a mim, no rebuliço do centro da cidade, se não me policio me perco nas ideias, às vezes paro a observar detalhes de uma arquitetura centenária, com seus desenhos ofuscados na poeira cinzenta da poluição incrustada. A mente viaja mais que os passos trôpegos da minha carroça de carne e ossos. Nesse momento, já no viaduto do Chá, um rapazinho me traz à realidade, interpelando meus pensamentos, freando meu caminhar... pensei tratar-se de alguma contribuição, se fosse não o deixaria explanar nada, mas fácil é dar-lhe algumas moedas. Pediu-me ajuda, sim, mas para um trabalho de escola, queria me fazer uma pergunta, algo bem mais difícil que um óbolo voluntário e vulgar. Precisando colher impressões sobre uma temática, concordei, desde que fosse rápida, ao que iniciou a filmagem, com uma única, e incômoda, questão: O que é o bem e o mal ? Caramba, filosofar naquelas alturas ? Em uma questão tão ampla, aberta ? Achei que o interessaria a seus propósitos uma resposta a mais sucinta, didática, possível, como se me conformasse com o que afirmava, parecendo, antes, uma concessão do que uma convicção minha. E fui-me, desincumbido de minha tarefa inusitada na certeza de não ter respondido o que pensava - a eles talvez não entendessem- o meu alcance ou dificuldade de esmiuçar conjecturas.... Ora, o que é o bem e o mal ?