A Vida e Seus Contrapontos

Aproveitando um dia tranquilo, resolvi dar uma caminhada, o que não é de costume...

Então logo no inicio da caminhada ouvi uma voz feminina me chamando, quando me virei deparei com uma garota de uns 30 anos que com uma certa timidez me perguntou se eu sabia da realização de algum Show, na Região...

Disse a ela que em uma Praça, perto dali, costuma ter alguns shows, com Bandas e achava que hoje teria, pois a Praça, mais cedo, estava fechada ao trânsito... e foi para onde ela seguiu...

Continuei caminhando e comecei a pensar nisso com mais carinho do que normalmente penso e admiti que, apesar de minhas restrições, seria muito bom se tivesse alguma festa na Praça...

Afinal ultimamente o povo está precisando mesmo relaxar, e nada melhor que uma boa música para isso. quem sabe assim poderiam esquecer da dor, ouvindo boas músicas tocar e de preferência românticas...

Pensando nisso, resolvi ir até a lá, já que não tinha destino certo em minha caminhada.

Continuei caminhando e comecei a reparar as pessoas ao meu redor, e notar a individualidade de cada um, como se cada qual estivesse em seu próprio mundo, sem notar a vida à sua volta...

Percebi que um Senhor com o semblante sério, estava contando seu dinheiro, talvez pensava em adquirir algo, não sei...

Reparei, logo à frente, que em uma roda de 4 jovens um deles, mais exaltado, falava com orgulho, sobre alguma coisa que teria feito e que aparentemente tirou vantagens...

É interessante notar as pessoas, porque se contrapondo ao jovem que citei, avistei um casal sentado em um banco, e a garota parecia viajar pelos seus pensamentos, olhava para o céu, em uma viagem solitária, como se estivesse contando as estrelas uma a uma, engraçado os contrastes que deparamos, quando olhamos as vidas, acontecendo ao nosso redor, não é mesmo?

E com esse espírito de uma certa reflexão, continuei minha caminhada, que agora era de observação e não mais de relaxamento, como havia proposto inicialmente...

Depois de alguns passos notei que vinham em minha direção, quero dizer; em sentido contrário, 3 moças, mas o que me chamou a atenção foi que apenas uma delas, não participava do "papo", enquanto as outras duas falavam e riam, aquela garota, se mantinha calada, cabisbaixa, não interagia, parecia estar triste... continuou assim enquanto eu me aproximava delas, até que finalmente, quando eu cruzava por elas, notei que ela, num gesto lento, levantou a cabeça olhando para suas amigas e sorriu, o que aliviou meu pensamento sobre ela...

Quando cheguei na Praça das Rosas, não sei o nome certo da Praça, sei que chamam assim, porque tem várias roseiras, o que não é comum em praças... enfim quando coloquei o pé na Praça fui surpreendido por uma meninada que gritava e corria para todos os lados, pareciam estar assanhadas, sabem como são quando se juntam...é bagunça garantida...

Vendo toda aquela troca de energias, na Praça, sentei-me em um banco e continuei minha observação e em meio a toda aquela euforia, notei que do outro lado da rua, havia um senhor no terraço de sua casa, observando tudo, com um semblante cansado, talvez do tempo, talvez das marcas que a vida nos deixa, foi o que imaginei e com esse olhar cansaço, depois de alguns minutos, ele se voltou e entrou...

Pouco tempo depois minha avaliação daquele Senhor, foi por terra, porque ao contrário do que imaginei, ele apareceu na Praça todo sorridente e dentro de suas limitações, talvez se sentindo moço novamente, começou a participar daquele momento, junto com os que ali estavam...

Permaneci olhando tudo aquilo e sorria a cada situação que presenciava, isso me fez ver as pessoas como na verdade elas são, ou como elas se sentem diante de suas expectativas e de seu próprio olhar da coisas e de si mesmas...

Essa conclusão foi reforçada, quando avistei uma moça, que apesar de não ser bonita, pelo menos dentro dos padrões aceitáveis por nossa sociedade, ficou o tempo todo debruçada na janela de seu apartamento, como se todos, ali estivessem, para admirá-la, ou seja: ela estava feliz e se sentido bem com tudo, e isso é o que vale.

Essa noite foi muito especial, uma Lua Cheia iluminava tudo e todos, o que é raro por aqui...

Mas tudo tem seu tempo e sua hora, pensei que logo a festa chegaria ao fim e todos voltariam para suas casas e para seus problemas...

Assim é a vida: Cada qual no seu canto e em cada canto uma dor...!!!

Qualquer semelhança com a música A Banda de Chico Buarque, não é mera coincidência...!!!

Jose Antonio R Zizzi
Enviado por Jose Antonio R Zizzi em 24/06/2015
Reeditado em 13/06/2017
Código do texto: T5288481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.