EXPANSIVIDADE E CONSCIÊNCIA

EXPANSIVIDADE E CONSCIÊNCIA

A palavra expansiva vem de expansividade ou vice-versa. Tem diversas sinonímias tais como: afável, acessível, afetuoso, agradável, amável, ameno, amigável, amorável, atencioso, brando, carinhoso, comunicativo, cortês gentil e muitos outros, tanto para os masculinos e femininos. Quando falamos de consciência e unimo-la com expansividade a palavra toma uma conotação muito importante. A expansão da consciência é a realização mais importante para toda a humanidade, neste momento de nossa evolução material e espiritual. Deus é expansivo, pois é Onipotente, Onisciente e Onipresente.

A imperfeição humana leva o hominal a não crer na existência desse Ser Supremo. Para quem não crer na existência de Deus nominamos de ateu e ateísta. A palavra supracitada é um adjetivo que significa a negação veemente da existência de Deus ou de quaisquer divindades. Descrente, que não tem fé religiosa, que não acredita em nada, ainda acrescentamos as palavras ateístico, ateu, cético e descrente. A consciência refere-se ao conhecimento ou sentimentos próprios que auxiliam uma pessoa a perceber o que acontece na sua própria vida.

Noção caracterizada pela separação moral do que é certo ou errado, nunca esteve bem com sua consciência. Conjunto de valores que definem valores morais que definem certos julgamentos, ações ou intenções relacionadas com alguém - ou com si próprio: a corrupção machuca sua consciência. Na medicina. Condição do sistema nervoso central que ocasiona a caracterização precisa, o pensamento lógico e o comportamento coerente: ele perdeu a consciência e enlouqueceu.

Capacidade para discernir; discernimento ou bom senso: teve consciência do cumprimento de suas obrigações. Compreensão ou interesse sobre certo ponto de vista, geralmente, refere-se ao contexto social e político. Consciência Negra. Designação das ações ou eventos dedicados à reflexão sobre o papel do negro na construção da sociedade brasileira. (De Etimologia latina: conscientia. ae). Se tomarmos uma atitude expansiva é porque queremos expandir a nossa consciência para percebermos a totalidade das questões e dos assuntos que nos dizem respeito e nos afetam.

Estamos extremamente preocupados com a política brasileira, que não corresponde aos anseios populares. A educação, a saúde e a segurança a trindade social que os governantes atuais desprezam por completo. Segundo a nossa amiga Sonia Café nenhum problema pode ser resolvido no mesmo nível em que foi criado, e é preciso expandir a nossa percepção para vê-lo numa perspectiva inteiramente nova e livre de modelos mentais limitantes.

Nós estamos em processo de adiantamento moral, social, educacional, e espiritual. A atitude expansiva nos faz progredir e abraçar com desenvoltura todas as possibilidades ao nosso alcance. Como diria um grande sábio: “Toda regra tem exceção”. E uma pergunta nos preocupa bastante e nos deixa intranquilos. Por que os nossos representantes políticos não tomam atitudes expansivas? Falta de vontade política?

Desprezo pela sociedade ou incompetência? Talvez todos os quesitos estejam ao alcance deles, mas, no entanto vislumbramos a vontade de locupletação, enriquecimento ilícito e desvirtuação de finalidade. E assim vai caminhando a humanidade. De passo em passo, de sofrimento em sofrimento, de preocupação em preocupação, o estresse emocional vai aos pouco nos consumindo, pois somos obrigados a pagar pelos erros cometidos pelos governantes incapacitados e desonestos.

Os relacionamentos exercem grande influência em nossa vida. Tanto pode nos inspirar e guiar como nos corromper e descaminhar. Devemos, por essa razão ser cautelosos na escolha de sócios, parceiros, colegas de trabalho e, especialmente, amigos, namorados (as) e políticos. Nós diríamos se estivéssemos em momentos de felicidades: Sinto-me um grão de areia diante da bondade de Deus. O meu espírito engradece com Jesus, discriminado pelos fariseus.

Diante de um espírito Puro, sou um imperfeito em evolução, as preces elevam-nas ao senhor, enobrecem, fortalecem nossos corações. Mil vezes já bateu, e outros baterão existe no ego, superego o desejo de vitória. Vencer com vontade e faustas energias, reciclar o passado e industrializar o futuro, esquecer as tristezas e auriluzir as alegrias. O medo se esquece, a esperança se renova, mas para se alcançar a felicidade se faz necessário imantarmos a expansividade e a consciência. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- FORTALEZA/ CEARÁ

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 24/06/2015
Código do texto: T5288635
Classificação de conteúdo: seguro