Sobre ZECA CAMARGO X MORTE CRISTIANO ARAÚJO : o ATUAL CENÁRIO CULTURAL DO PAÍS

Gente... sinceramente? Até um minuto e cinco de vídeo com a crônica de Zeca Camargo no Globo News, posso até concordar, mas depois disso, o jornalista despejou um monte de palavras absurdas. O mal do "Intelectual" é querer teorizar demais coisas que nascem do sentimento alheio. O mal do pseudo-intelectual é achar que o consenso geral é pueril e RUIM ! Zeca Camargo, a partir de um determinado momento do vídeo, se contradisse: No inicio deixou claro que nosso país tem dimensões continentais, e isso determina o conhecimento de um artista em um lugar de forma MASSIVA e em outros lugares (grandes centros), esse mesmo artista não é tão conhecido; Entretanto, no final do vídeo, disse que não precisamos de ídolos de "distração", não precisamos de momentos de catarse /comoção generalizada para distrair-nos. Contradição clara. Para mim, ele quis dizer o seguinte : A única manifestação cultural louvável, válida e VALOROSA é a que acontece nos grandes centros. Cara, não sou fã do Cristiano Araújo, mas achei absurda essa crônica, além de pretensiosa, pedante, ilustrada por ícones da música mundial ou nacional extremamente difundidos e até históricos, para desqualificar um outro ídolo, talvez regional sim, talvez que NÃO TIVESSE TIDO TEMPO DE ESTOURAR , porém não menos relevante! Espero sinceramente que este JORNALISTA venha se retratar, pois do alto de sua arrogância , na sede de escrever algo producente, errou feio. Não precisa ser intelectual para saber que para exaltar um, não necessitamos rebaixar o outro; Não precisamos ser formados para saber que GOSTO é algo particular. .. Não precisamos ser Letrados para entender que Emoção/ Comoção é algo que não se equaciona e muito menos se teoriza com uma crônica parcial, barata e extremamente elitista. A emoção do povo do interior, a cultura manifestada nesses locais, não eh MENOS CULTURA do que qualquer tipo de distração ou arte blasé da alta classe. Ed Motta pagou tudo que disse a meses atrás, pois disse de modo claro e vulgar algo similar. Zeca Camargo não vai pagar ,nem ser julgado,porque de modo irônico e subtendido METEU O PAU em um artista e em um momento cultural que não agrada aos críticos ao redor dele e a ele próprio, e talvez essa opinião dele não ganhará tanto destaque. É triste saber que o país se divide dessa forma ,num momento político e social crítico, e um formador de opinião contribua ainda mais para que isso aconteça também no âmbito cultural. Sinceramente, toda tentativa do Zeca de fazer uma análise da conjuntura artística atual, dizendo que as pessoas estão procurando ídolos vagos e distrações vazias me lembrou uma frase : Toda unanimidade é burra. Mas não tao burra quanto um Zeca Camargo, que além de preconceituoso, matemático da emoção alheia e elitista, eh um tremendo sem cor. Sim, pois até um livro de colorir é mais lúdico e interessante do que esse cara apagado e tão preto no branco como ele. Que gafe !

Bú Martins
Enviado por Bú Martins em 29/06/2015
Reeditado em 31/01/2017
Código do texto: T5293263
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.