A MÃO ESQUERDA

Além de grande pastor e Combatente da Liberdade, Dom Hélder Câmara foi excelente poeta e cronista. Um dos seus livros que sempre releio é "Um Olhar Sobre a Cidade", uma coletânea das crônicas que ele lia ao microfone da Rádio Olinda, da arquidioce, nos tempos da ditadura, era o único meio de comunicação em que falava, o resto a censdura proibia.

Uma das crônicas desse livro que é a minha favorita é "Perdoa Mão Esquerda"". Nele e3le reflete sobre as pessoas que passam a vida inteira no papel de mão esquerda. São as que de fato trabalham, ajudam, se sacrificam, mas não aparecem, Vou transcrever alguns trechos dessa bela crônica:

"às vezes quem faz o papel de mão esquerda é uma tia solteira que mora com a irmã, mãe de muitos filhos. Quem trabalha, quem se cansa, que se mata, muitas vezes, muito mais que a mãe dos meninos, é a tia solteirona da meninada... Na hora de decidir, não é ela quem fala e decide...".

Mais adiante:

"E a história se repete... às vezes, nas repartições, lá estão o chefe de seção e o diretor... São mãos direitas... Mas aí deles se naão fosse o funcionário ou uma funcionária que nem sabe porque trabalha tanto. É o primeiro que chega e o último que sai... Quando se trata de qualquer missão difícil, grita-se por ele. Na hora de aparecer, na hora dos louvores, aparecem o Chefe de Seção e o Diretor, as mãos direitas".

"Não é fácil ser mão esquerda. Ajudar a mão direita, com entusiasmo, com calor, com alma, sem nem por sombra pensar em tomar o lugar da amão direita".

"Assim como Cristo disse em relação às esmolas: 'Não saiba tua mão esquerda o que faz a direita'".

"Na vida você se sente mão direita ou mão esquerda? Sente-se mão direita? Valorize então a mão esquerda! Saiba que, sem ela, muito do que você faz, não conseguiria fazer...".

Sente-se mão esquerda? Ocupa trabalho hummilde, em que os outros brilham à sua custa? Dóem-lhe as ingratidões, as injustiças, que sabe as perseguições?

"Deus me livre de aconselhar a mão esquerda a que assuma posição de escrava, papel de capacho... Mas que ela, aquerida mao esquerda, tenha sempre presente que seu encanto é a sua simplicidade, o seu desprendimento, sua falta de susceptibilidade... Tanto maior quanto menos se preocupa em aparecer...".

Tinha razão Dom Hélder, é preciso valorizar os que estão na posição de mão esquerda. Dom Hélder, o Dom do Amor, era um santo, já eu, pecador confesso, acho que a amão esquerda deevia se rebelar.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/06/2015
Código do texto: T5293970
Classificação de conteúdo: seguro