"A IRONIA DA FLORA E DA FAUNA" Crônica de: Flávio Cavalcante

A IRONIA DA FLORA E DA FAUNA

Crônica de:

Flávio Cavalcante

A flora agora chora

A fauna já morreu

Com saudade da aurora

Que o planeta já esqueceu

O que é o nascer do sol?

Perguntou o neto pro avô

E aquilo lá no arredor

Sem brilho e sem calor

Me disseram que tinha animais

Que o passarinho voava contente

Disseram até que se respirava mais

Meu Deus como esse povo mente

E vai ser assim o futuro do planeta

Tempo próximo que virá

Se não deixar pautado numa gaveta

Vai ser difícil de acreditar

Assisti uma reportagem muito interessante sobre os órgãos governamentais que se "preocupam" com a flora e a fauna. O IBAMA - Instituto brasileiro do meio ambiente é o órgão principal no país designado para este fim. Em outra matéria vi também o aumento desenfreado do desmatamento e por causa disso a natureza grita em clemência pedindo Socorro. Vi também grupos de caçadores fazendo caça para pôr chips nos animais indo pra beira do abismo da extinção. A evolução do tempo é isso aí. O homem com a sua ignorância e ganância destrói tudo que está servindo pra ele mesmo.

Outrora não se ouvia falar nesse tipo de preocupação com desmatamento. Os animais nem sabiam o que era um big brother. Eles viviam livres iguais ao ar que respiramos. Lembre-se que estou falando em tempos de outrora. Hoje em dia até o ar que precisamos para viver vai ser motivo de preocupação.

O mundo parece querer parar de girar. Em tempos atrás o povo falava a mesma linguagem e a preocupação de hoje tinha outro nome CONSCIÊNCIA. Nas escolas as crianças já aprendiam a respeitar a natureza, ao contrário de hoje que elas não tem um alicerce de educação dentro de casa. Não respeitam pai e mãe, vão pra escola com armas na cintura, agridem professores. Não tem um mínimo de educação e não se dão o próprio respeito, como vão poder ter respeito pela natureza?

Embora que a conscientização tem que começar dos parlamentares. Como diz o ditado. "A justiça para ser boa tem que começar em casa". Como um pai pode cobrar um erro do filho se ele é o pivô do erro?

Na minha opinião ter a consciência e a atitude de dono é um Bom começo para a preservação do nosso meio-ambiente. Isso é uma medida de extrema urgência. A nossa destruição está em efeito formiguinha. Está como uma bolinha de neve que aos poucos vai aumentando até se tornar uma avalanche. Dizem que o futuro a Deus pertence, um provérbio lindo para uma realidade tão cruel.

Estamos vivendo tempos muito difíceis. Se não houver uma conscientização, os nossos filhos e netos irão pagar um ônus devido à falta de nossa consciência por agredir tanto a natureza tudo por causa de uma gangrena chamada ganância.

A maldição da ira da natureza não perdoará Aqueles que ironicamente disseram que estava tudo bem com a flora e a fauna.

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 02/07/2015
Código do texto: T5297761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.