LABIRINTITE DA ALMA

Andávamos pela Andradas próximo a travessa Acelino de Carvalho, quando uma senhora de aproximadamente 60 anos enveredou pela parede tentando segurar-se. Ao socorrê-la de imediato ela falou que sofria de labirintite. Lá se vão quase 30 anos. Assim foram alguns minutos, ela tentando equilibrar-se e de olho na própria bolsa. Estávamos sem fardas e só com algumas fichinhas para orelhões,quando a viatura chegou ela queria ir embora, então deram-lhe uma carona até o terminal do ônibus para Gravataí.

Até hoje não sei bem se todas as pessoas que sofrem de labirintite pendem sempre para o mesmo lado ou foi somente aquela senhora, mas restou a experiência que sempre me remete ao diagnóstico, mesmo que empírico, da labirintite da alma, da labirintite do psique, principalmente nestes fenômenos coletivos dos últimos tempos através das redes sociais, quando multidões pendem numa só direção, mesmo que equivocada, ou falsamente.

Por exemplo, em junho de 2013 todos acreditavam que um tal de gigante havia acordado, mais adiante que a realização da Copa seria bom, mas com a decepção da derrota hoje a labirintite pendeu para o lado oposto, a morte do cantor, as injurias raciais, as ofensas religiosas e ofensas aos políticos a redução da idade penal, todos acontecimentos que levaram as numa só direção, derrubando tudo que havia e há pela frente, sento tanto ou mais injuriosos, agressivos, ou perversos do que o próprio ato do injuriador, do político, do religioso combatido.

As pessoas numa histeria coletiva enveredam de tal forma que põem em risco suas vidas, suas dignidades, suas inteligências e só desentortam as mentes, quando se deparam com um tubarão enorme, que pode ser uma ação judicial ou uma bala de borracha.

De repente não há mais pessoas politicamente incorretas e todos são legalistas mesmo cometendo ilegalidades maiores do que o infratores.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 04/07/2015
Reeditado em 04/07/2015
Código do texto: T5299190
Classificação de conteúdo: seguro