Ariano do Signo de Gêmeos.

Oi Gente,

Ao fundo, escrevendo essa crônica, ouço pela tevê as risadas do público numa entrevista dada pelo imortal Ariano Suassuna.

- eu tenho a sorte de vez em quando aparecer na minha casa alguém que se acha com missão de me converter.... Musica não gosto de rock não, gosto de Beethoven, Bach...

de rock não gosto não. De vez em quando aparece alguém lá em casa querendo me converter (....) eu não faço isso com ninguém!

Além do incansável Auto da Compadecida, peça teatral transformada em minissérie pela emissora das minisséries que apresentou agora A pedra do reino.

Que eu não vi, infelizmente. E digo incansável porque duvido quem tenha assistido O Auto uma vez, fuja de uma segunda ou terceira sessão. Ou quarta...

Espero a versão em DVD, tal como saiu das outras minisséries.

E continua:

- Veja bem .... no meu entender o ser humano é o mesmo em todo lugar. Alguém chegou pra mim e disse que eu precisava prestar atenção que o homem hoje de anda de moto, não a cavalo.(porque hoje, 16 de junho de 2007, Ariano completa oitenta anos).

A resposta:

- E você precisa prestar atenção que ande de moto ou a cavalo, os problemas do homem são os mesmos. Cervantes é universal por causa dos sentimentos humanos que consegue expressar em sua obra.

E soube de uma novidade, pra mim novidade, sobre a mais um legado de Ariano:

Ele fundou nos idos anos setenta e defende, ainda hoje a bandeira com o nome de Movimento Armorial, com o objetivo de valorizar ´cores da cultura popular brasileira´. Para tanto, as obras já com adeptos na musica, no teatro e na literatura precisam estar fundeadas em elementos da cultura popular.

Além da entrevista que acompanhei atentamente, antes de escrever sobre o assunto, procurei outros dados e encontrei apenas o que trago pra vocês.

Se bem entendi, os elementos que lastreiam as obras deste Movimento Armorial, na região de Suassuna, ou seja, o nordeste do país, são elementos pertinentes à literatura de cordel.

E ai tô deduzindo, e é claro que posso estar enganada, que se estou em Minas Gerais e quero fazer parte deste movimento, devo escrever lastreada nos elementos da cultura popular mineira, os gaúchos nos elementos da cultura popular do sul.

Numa tentativa que valorizar a coisa cultural popular do Brasil.

Achei interessante mas não sei se seria essa artista não. Isso porque sou meio desligada das coisas da terra. Penso transitar melhor em espaços sem fronteiras.

Alguém se habilita?

Inté,

Divarrah