Baobá Africano



 
Imbondo
 
 
Imbondo! Afinal, o que é mesmo o imbondo? Dando umas pesquisadas, e também reparando na vida, descobri que imbondo é algo muito imbondeiro, ou seja, pode ser tudo, ou também pode ser nada. O que eu quis dizer com isso? Que imbondo, hein? Eu não disse nada! Pois é, vamos aos fatos...

Li que o imbondeiro, lá pras bandas de Madagascar, é uma árvore, e de grande importância, quem diria, hein? Pois, o imbondeiro por lá, nada mais é que o conhecido baobá, árvore com maior tronco do mundo, também conhecida como árvore da vida, com capacidade de armazenar grande volume de água por muito tempo. Ótimo! Que honra para o baobá, ou imbondeiro, ser uma árvore bacana desta! Ainda mais em tempos de extrema privação aquífera!

Mas vamos lá! O imbondeiro honroso, embora conte com sua representatividade em terras brasileiras, não é o mais venerado por aqui. Bem diferente do seu prestígio lá pros lados da Mãe-áfrica, onde, por questões que não vêm ao caso no momento, tudo tem sido mais honroso.  Cá entre nós, imbondo são outras coisas. Tenho uma conhecida, por exemplo, que se diz uma imbondeira de marca maior. Tudo porque dá a vida pra pregar pedrinhas de strass em lacinhos para meninas, ou enfeitar cartõezinhos artesanais na arte com biscuit... Taí, que belo imbondo!

 
Por outro lado, dia desses ouvi de uma mãe aflita que não sabe mais o que fazer: “O Rafinha só quer saber de comer imbondo!”. Mas que perigo! Que perigo que nada! Ela queria mesmo era dizer que o menininho anda preferindo Fandangos — aqueles lanchinhos estalantes, com cheirinho ardido — às refeições saudáveis e nutritivas. Essa mãe precisa é parar de arranjar imbondo! Nada que uma boa disciplina não resolva.

Há também aquela senhorinha que encontrei num cartório de registros bradando contra a burocracia enjoativa (e exagerada) das papeladas. A moça taciturna do balcão teve que escutar o desabafo sem poder fazer muita coisa “Ah, neinn! É cada imbondo quêsse povo ranja!”. E haja xis pra deslizar a Bic!

Dizem os dicionários que imbondo é uma dificuldade, um obstáculo, uma complicação, um embaraço. Vamos discordar? Nunquinha! Doido é quem vai contra os dicionários. Eles pesquisam muito antes de condenar uma palavra pelo seu veredicto, destacando-se que a palavra veredicto vem exatamente desse veredicto: verdadeiramente dito. Está dito, e quem quiser que diga três.

Então, quem quiser também que explique o imbondo ao seu modo. Eu, de minha parte, gosto de rima, não escondo: rimo imbondo com marimbondo. Uma coisa a ver com a outra? Nada. Ou tudo: o marimbondo dá suas boas ferroadas — eu mesma já tomei algumas — e o imbondo é aquela coisa que fica ferroando a curiosidade: “Afinal, o que é esse imbondo de palavra?”. E aí a gente descobre que imbondo serve também pra escrever uma crônica que é um verdadeiro imbondo...