O Destino do Rico

Existe um restaurante na Barra em que você se senta diante de um painel fotográfico do Rio com talvez mais de 10 m de comprimento. E se dá conta do quanto é bela e maravilhosa a nossa cidade. Urca, Praia Vermelha, Leme, Copacabana, Ipanema. Subindo-se, chega-se à quilométrica praia da Barra. Voltamos os olhos e nos extasiamos de novo com a Baía da Guanabara. Ficamos babando com tanto mar e montanha. Beleza tamanha.

E Santa Teresa, que se chega, por exemplo, após passar pelas Paineiras e termos uma esplendorosa visão do Rio? Santa Teresa, de onde tiraram o bondinho, após um trágico acidente há alguns anos, e ainda não o devolveram. Numa incompetência do tamanho de um bonde. Não de um bondinho.

Essa beleza continua pelo Estado do Rio, com a sua Região dos Lagos, e se acentua pelo país. Mas aí não se trata apenas de beleza, mas igualmente de riqueza. E riqueza também custa caro.

Somos donos dessa riqueza, mas não nos devemos esquecer que um dos destinos do rico é ser roubado.

Talvez seja por isso que estejamos perdendo sempre. Com pessoas que confiscaram o dinheiro do povo e hoje ocupam uma cadeira no Senado da República; com os que conseguiram colocar no bolso uma quantidade de dinheiro do tamanho do Maranhão; com presidentes da Câmara (também líder evangélico) e do Senado que não deveriam ter sido empossados até o desfecho dos processos ou inquéritos a que respondem no STF; e muito mais. Num elenco de diversas outras anomalias que nos mostram que não poderíamos ficar impunes diante de toda a beleza e riqueza que nos foram concedidas.

Além das artimanhas que nos são oferecidas. Por exemplo, o partido governista resolve permitir que o Ministro da Justiça deponha na CPI da Petrobrás para livrar da mesma exposição o ex-ministro José Dirceu e o Ministro Aloizio Mercadante. O que deveria se desnecessário, a partir do pressuposto de que “quem não deve, não teme”. Ou não Temer. Se são pessoas acima de qualquer suspeita, não precisariam ser blindadas.

Do que concluímos que beleza, formosura e riqueza têm que custar muito. Se a mulher é bela, alguma coisa se paga por ela. Nem que seja a conta do celular.

Rio, 13/07/2015

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 13/07/2015
Código do texto: T5309139
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.