O MUNDO VIRTUAL DA DECEPÇÃO

Amiúde ouço estórias desse mundo virtual, e geralmente estórias de decepção amorosa, como um caso que recentemente tomei conhecimento. Como diz a letra de uma música do grande Martinho da Vila “Foi tudo começando bem....” Sempre tudo começa bem, e no palco virtual a escrita é a arma da sedução. Incautamente muitas pessoas iludem-se com o canto da sereia ou do boto, reflexo da carência afetiva. É impressionante como existem pessoas carentes que fazem do computador o remédio para aliviar depressões, e tome sites de relacionamento, salas de bate papo, sites de interatividade poética, e por aí vai.

A virtualidade é um mar onde navega todo tipo de embarcação, do frágil barquinho ao navio de guerra, dos belos peixinhos ornamentais ao temível predador. Esses predadores são anjos com asas do diabo, se é que o demo tem asas, penso que sim, pois Lúcifer foi anjo iluminado, continua anjo, mas do mal. Para atrair sua presa esses famintos predadores armam um grande cenário de ilusão ótica e em pouco tempo obtém o que quer. Depois que Inês é morta, nova vítima será estudada.

É preciso cautela, bom senso, não se deixe levar pela sedução de textos fascinantes ou por palavras belas (por falar em palavras belas... Ah! Isso é outra estória), posto que a virtualidade esconde rostos, corações, intenções e no anonimato os ratos ou ratazanas agem.

Se você sofreu humilhação amorosa por conta da virtualidade, levanta, sacode a poeira e dá volta por cima, com a cabeça erguida, será que o algoz consegue olhar o céu?

18/07/08

ANDRADE JORGE