Recursos ambientais - um bem de todos

Já não basta anunciar e conscientizar: a envolvência da água com a cidadania precisa de ações concretas para que a atual situação seja mudada e o futuro previsto seja evitado. Afinal, como se sabe, a ação humana sobre a natureza acaba por destruí-la em vários aspectos - que vão do mau uso à degradação dos recursos hídricos naturais.

Com o passar dos anos, as descobertas científicas expõem o que é inegável: o homem destrói a natureza com sua chamada "evolução". Indústrias lançam litros de seu lixo em rios e mares; municípios lançam seu esgoto no ambiente; pessoas desperdiçam litros e mais litros de água em suas casas e tomam muitas outras atitudes que comprometem a integridade da natureza e, portanto, do planeta. Assim, a veiculação de notícias sobre tal assunto deveria ter como consequência o entendimento dos indivíduos sobre o tema e o melhoramento de seu comportamento.

Porém, a postura irreverente e despreocupada do ser humano quanto à questão ambiental permanece inteiramente incoerente com os acontecimentos. Segundo afirma um professor de zoologia da Universidade de Wisconsin, "Os rios de todo o mundo estão em crise, tanto nos países ricos quanto nos países em desenvolvimento" e pesquisas confirmam dizendo que 80% da população mundial pode ser acometida pela falta de água no futuro - o que já é a realidade de diversas cidades do mundo. Isso se dá basicamente pelo fato de o ser humano não tratar a água como um bem público, o qual todos têm o direito de utilizar e o dever de preservar. É um bem extremamente ligado à cidadania.

Ou seja, os grandes poluidores, que deveriam preservar o ambiente onde vivem, não demonstram a postura "educada" que se espera. Então, a aplicação de multas mais severas às empresas e às pessoas que se colocam desrespeitosas com a questão natural certamente surtiria efeito. Assim como a exposição da problemática referente ao meio ambiente ser feita com maior intensidade nas escolas e em eventos públicos.

Afinal, a situação da poluição e mau uso da água e de outros elementos da natureza - como as árvores e até mesmo o ar - exige educação vinda dos cidadãos, de modo que eles percebam que aquilo que é natural é de todos e, principalmente, essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra. Logo, mesmo que através da aplicação de multas punitivas, deve haver a implantação do respeito e da ética na rotina dos cidadãos do mundo todo.

Ronaldo Junior
Enviado por Ronaldo Junior em 14/07/2015
Código do texto: T5310686
Classificação de conteúdo: seguro