Do Romantismo à atualidade: um retrato da mulher

O Romantismo teve, em suas gerações, diversos focos e temas que expunham a visão de mundo que os autores possuíam, de modo que, ao estudá-las, podemos entender de que forma houve uma modificação significativa das ideias da sociedade brasileira sobre o sentimentalismo e o sexo feminino.

A primeira geração - que focava o amor à pátria e o nacionalismo - teve textos característicos como "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, onde o poeta destacava as belezas do Brasil e seu sentimento ao estar distante de sua terra. Ou seja, a primeira geração Romântica destacava, principalmente, as características do povo brasileiro e das diversidades de paisagens nacionais.

A segunda geração Romântica - geração ultrarromântica - possuiu um foco extremamente poético e metafísico em suas obras, com uma temática que envolve a morte, os sonhos e o amor. Toma-se por exemplo o poema "Lembrança de morrer", de Álvares de Azevedo, onde o poeta retrata o fato de preferir morrer a possuir um amor não reconhecido, caracterizando perfeitamente a segunda geração do Romantismo.

A terceira geração Romântica - poesia social - criticava elementos da cultura brasileira da época, como a escravidão, por exemplo. Logo, a terceira geração expressava uma visão crítica da sociedade, com foco nos aspectos populares que os autores queriam modificar, com um ponto de vista extremamente humanista. Pode-se notar esse traço característico no texto "Navio negreiro", do poeta Castro Alves.

Durante as três gerações Românticas, nota-se que o sentimentalismo está presente de formas particulares em cada uma, podendo-se destacar que os autores possuíam uma visão de mulher como a que os trovadores possuíam, na Idade Média. Ou seja, os escritores descreviam a mulher como uma deusa, na qual só se tinha perfeição e pureza. Na prosa urbana, essa característica fica evidente, por isso, destaco, para exemplificar, a obra "A moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, onde a mulher é vista como um ser digno de louvores e adoração, onde se encontra toda a poesia.

Com o passar dos anos, porém, é notável a modificação da visão que a sociedade possui sobre a mulher, tornando-a um símbolo sexual e desvalorizando o sexo feminino. Assim, observa-se que a visão Romântica sobre a mulher foi inteiramente modificada; a meu ver, isso se dá pelo fato de a valorização dos aspectos físicos dos indivíduos ter se engrandecido e os sentimentos terem sido deixados de lado.

Portanto, a defasagem da feminilidade desfez, em partes, a essência que a mulher exala, tornando-a um objeto sem valor sentimental. Mas, naturalmente, ainda há alguns poetas como os Românticos, que não participaram do processo de banalização de seres tão únicos como as mulheres e as veem com seu traço de perfeição que vem desde a criação dos seres.

*Texto produzido em 24 de novembro de 2012

Ronaldo Junior
Enviado por Ronaldo Junior em 15/07/2015
Código do texto: T5311882
Classificação de conteúdo: seguro