Educação fast food

Atualmente, o Brasil está em desenvolvimento. Está se tornando uma potência mundial. Porém, há formas de evolução que são menos focadas e são imensamente necessárias para o bem geral da nação.

A educação é a base da sociedade. Quando o local possui educação e saúde de qualidade, a população consegue preservar aquilo que é público, por meio do conhecimento da importância da política e da preservação do que é de todos, e ter uma vida estável com empregos e oportunidades que consequentemente surgirão. Dentro da sociedade, os governantes devem realizar o que é prioridade da população, todavia, a educação nem sempre é parte dessas prioridades.

A falta de priorização da educação é notada claramente com o fato de o crescimento intelectual não ser valorizado na sociedade. Em segundo lugar, nota-se isto com o conhecimento de algumas obras literárias e não literárias contemporâneas que não enriquecem em nada o vocabulário, o conhecimento e nem mesmo contribuem para o crescimento da cultura humana - o que torna lamentável o declínio de qualidade da literatura. Em terceiro lugar, destaco o investimento na educação que não gradua totalmente os seres, apenas os capacita para trabalharem com conceitos que outros criaram, sem criar novos conceitos, novos pensamentos, novos brasileiros capacitados para desenvolver esta grande nação; um exemplo clássico disto é o ensino técnico, que cresce cada vez mais entre estudantes de todo o Brasil.

Acho, sinceramente, que a falta de crescimento significativo da educação está diretamente ligada com o descaso feito pela própria população o seu próprio grau intelectual, afinal, a indústria mais crescente dos últimos anos é a do entretenimento. Ou seja, não culpo de modo algum apenas os governantes, mas também a população, que, em sua maioria, não dá base para seus filhos serem bons estudantes, que são futuros profissionais, logo, o futuro da nação onde vivem.

O modelo educacional que traz um déficit de evolução a um país é reflexo da grande importância que o mundo atual dá para assuntos banais que promovem tão somente um lazer momentâneo, e não um futuro de qualidade significativa. Logo, o que falta para nós, assim como para grande parte dos países do mundo que ainda não conseguiu atingir um índice de evolução satisfatório é entender a importância que a educação de qualidade tem para a população e para o futuro de uma nação. Ainda mais uma nação como o Brasil, que deve e merece mostrar para o mundo o Gigante que é - pena que ainda esteja adormecido, roncando e babando em berço esplêndido.

*Texto produzido em 13 de abril de 2012

Ronaldo Junior
Enviado por Ronaldo Junior em 15/07/2015
Código do texto: T5311885
Classificação de conteúdo: seguro