BUSCANDO PALAVRAS PARA PREENCHER O VAZIO

Às vezes a gente quer escrever e não acha assunto. É a velha situação do papel em branco à nossa frente que encaramos do modo mais passivo possível, esperando que de repente brilhe uma grande ideia. E não é diferente quando o papel é substituído pelo teclado e a tela do computador. A tecnologia em nada facilita a criação literária, apenas dá-lhe o toque final.

Se você num dado momento não tem nenhuma ideia para dela fazer surgir um texto escrito, não adianta sentar e dizer: "agora vou escrever um conto, uma crônica ou uma poesia". Se tiver muito tempo e disposição para pensar, poderá até conseguir. Mas o fato é que não se corre atrás de ideias, elas é que vêm a nós.

As ideias surgem a partir dos fatos, dos problemas, das coisas que vivenciamos e lembramos. A pessoa que costuma escrever não despreza uma ideia, pois vê que com ela pode produzir um texto a ser divulgado. Quem se dispõe a ser escritor deve viver a vida observando tudo, as pessoas e os acontecimentos, enriquecendo a mente com muitas leituras e informações. As palavras fluem melhor quando vêm de uma mente preparada.

O vazio que temos a preencher é o desafio que enfrentamos, é algo que nos assusta ou nos estimula. Depende de termos ou não o que dizer. Mas havendo interesse por parte do escritor ou da escritora, o texto acabará brilhando. Se não hoje, talvez amanhã, ou no ano que vem.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 17/07/2015
Código do texto: T5314538
Classificação de conteúdo: seguro