Amor  e Paixão
 
Muito se escreve  sobre o Amor e a Paixão, esses sentimentos são propoladados aos quatro ventos em música, cinema e teatro. Ouvimos dizer "fulano morria de amores" ou "a paixão os consumiu", usando uma hipérbole realçamos esses sentimentos.

Nutrimos Amor  ou Paixão por alguém estando associado ao desejo carnal, o que não é uma regra. 

 
Iniciamos com a Paixão, ela é eletrizante, galvanizadora, fulminante, faz a pessoa pensar e desejar o contato com o outro constantemente.Ela exige posse do objeto desejado, e quando este não está disponível há o ciúmes,pois tudo que gera risco de perda do objeto( ser) é uma ameça; isto explica, em tese, casos tresloucados de agressões ao outro, quando este não corresponde mais à paixão. Apaixonados somos capazes de fazer loucuras que sem o ímpeto desse sentimento, jamais faríamos. A Paixão tem um tempo breve, mas nem por isso menos emocionante, por isso ela é  avassaladora.

O Amor é sereno, calmo e compassivo, não que seja sem graça ou morno, mas tem mais temperança, sabe esperar e tem certeza de que será atendido.NoAmor  não há desejo irrefreável de posse, aceita-se a amizade, a presença de outros sem sentir-se ameaçado.O Amor  é  mais contemplativo e perene.Nos versos de poetas e poetisas temos o versejar de amores perdidos, achados,proibidos,roubados,estranhos, de todos os tipos, até transcendentais, pois uma característica do Amor é ser atemporal e longevo.

A Paixão pode nos levar ao Amor, a recíproca não é possível,levando-se em conta a intensidade e as sensações que cada um gera na pessoa.
Quando nos envolvemos com alguém, seja por puro desejo sexual, este pode sim levar a uma fulminante Paixão e depois ao Amor, ou pode simplesmente não levar à nada, isto dependerá da disponibilidade de cada indíviduo num determinado momento. 

Há pessoas que dizem que nunca amaram ou mesmo se apaixonaram, bem é possível, também, pois para viver esses sentimentos temos que estar abertos, com vontade de aceitar o envolvimento com o outro, se a opção for se esquivar, dificilmente o Amor ou a Paixão nos encontrará.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 20/07/2015
Reeditado em 02/10/2018
Código do texto: T5317192
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.