DIÁRIO DE VIAGEM:ROMA

Roma, 27 de fevereiro de 2015

Nossa chegada em Roma coincidiu com desvios no trânsito, ruas interditadas e congestionamentos por causa de uma manifestação. Por todo lado forte aparato policial. Confesso que tive medo de algum ataque terrorista. Felizmente tudo correu bem naquele dia e nos outros em que os manifestantes se reuniram em local próximo ao nosso hotel, perto do Coliseu e do Fórum Romano. Gente vinda de vários pontos da Itália para reivindicações junto ao governo central. Em nossas andanças tivemos que dividir espaço com eles pelas ruas.

Na primeira manhã quando saímos para passear vi de relance um homem brandindo uma bengala metálica na calçada. Passei por ele sem prestar atenção, logo depois fiquei com remorso. Será que era um ceguinho precisando de ajuda? Não adiantava mais, tinha ficado para trás... Mais adiante, perto da entrada do Fórum Romano onde havia grande quantidade de turistas, comecei a ver outros ceguinhos batendo a bengalinha no chão. Que estranho. Um deles quase me atropelou, tocando a tal bengala junto do meu pé. Então ele falou, eu olhei e vi que de cego o homem não tinha nada. Queria é vender aquele negócio que eu nem sabia o que era, já que não se tratava de bengala. Diante de minhas negativas ele foi reduzindo o preço, de quinze euros passou a dez, nove, oito e acabou em cinco. De nada adiantou, eu não estava interessada. Meu filho caiu na risada. Era pau de selfie! A moda agora é paquistanês vender pau de selfie nos pontos turísticos de Roma! Deve dar certo, vi gente comprar sem regatear. E muita gente usar o de sua propriedade, que já trazia consigo. Mas só um ou outro com aquele de grife, específico, que vem junto com a máquina fotográfica...