BELAS OU INCÔMODAS CATARATAS!

Eu procurei, confesso que procurei exaustivamente no Google, que sabe tudo, e nem ele foi capaz de me dar uma resposta. A sensação de visão nublada, de que os óculos estavam sujos me acompanhou um bom tempo. E cada vez que ia trocar os óculos, era um inferno, simplesmente custava a me adaptar. Na última consulta ao oftalmo, procurei um novo médico e ele diagnosticou: catarata!
Mas como eu dizia, procurei saber por que era dado esse nome a tal doença do cristalino. Porque, até então, e principalmente como professora de Geografia que também fui, eu admirava e me encantava com as cataratas do Niágara, as cataratas do Iguaçu e outras tantas que os rios tão lindamente apresentam. Mas, afinal, porque a identidade nos nomes? Algo belo de um lado e algo incômodo do outro, que semelhança existe?
Descobri apenas que a tal catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular. Olho sem catarata: cristalino transparente, foca a luz na retina. Olho com catarata: cristalino opaco, não permite que a luz atinja a retina nitidamente.
Sem resposta entre a semelhança dos nomes, fui para o matadouro... ou melhor para a cirurgia do olho esquerdo, que era o mais afetado. Amanhã faço a do olho direito. Não tive como fugir! O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, que substitui o cristalino opaco por uma lente intra-ocular.
E como a principal causa da doença é o envelhecimento, desconfio que estou velha! Eu disse "velha". .. por favor me poupem do termo "idoso" ou "melhor idade"!
                                                                                                                                          Giustina
(imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 27/07/2015
Código do texto: T5325880
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.