O ALEMÃO INCRÉDULO

OVO DE MADEIRA? - O ALEMÃO INCRÉDULO

- Sr. Werner era um elegante alemão, criador de galinhas e que vira-e-mexe aparecia no Moinho da Luz, onde eu trabalhava, para comprar ração para suas aves. Muito brincalhão, sempre de terno branco que contrastava com seu rosto rosado, grandão e pesadão, era sempre benvindo e batia longos papos com nosso Gerente, Sr. Edson, um advogado alto, magro e sempre muito respeitoso com os clientes.

Nesse dia, Sr. Edson, que havia levado, há cerca de duas semanas para o serviço, um ovo de galinha "sui generis": era maior, casca meio cinzenta e bem enrugado, com dobras perceptíveis no sentido vertical. Para mostrar e por curiosidade das pessoas, o ovo permanecia sobre o cofre do escritório, que era visto do balcão.

Uma tarde, Sr. Werner, apareceu por lá, para encomendar mais ração para sua Granja e papo vai, papo vem, Sr. Edson pegou o tal ovo e colocando-o sobre o balcão, mostrou-o para o cliente, que pegando-o, examinando detidamente, saiu-se com essa:

"Dr. Edson, só pode estar me gozando, não é? Isto é um ovo de galinha natural? Isto é de madeira, toscamente trabalhado;

E o gerente, sorrindo lhe afirmava ser um ovo de seu galinheiro, que trouxera para mostrar de como a ração que vendia era produtiva...

Sr. Werner, depositou o ovo sobre o balcão, à altura de sua "pança" e gargalhando, disse:

- É, então veja só...e deu um tapa de mão aberta sobre o ovo, que espatifando-se, lançou clara e gema misturados, já meio escura a massa, pelo tempo passado, para todos os lados, principalmente sobre o terno branco do alemão, que deu um salto para trás assustado e todo lambrecado; fora o mau cheiro que ficou no ar e na roupa dele.

Tratei de pegar um balde e um pano e limpar a sujeira toda, enquanto o alemão furibundo se afastava, soltando impropérios e embarcando no seu carro, exalando aquele fedor... e o Gerente, Sr. Edson, entre preocupado e constrangido com a situação inusitada;

VICENTE DE PAULO
Enviado por VICENTE DE PAULO em 29/07/2015
Código do texto: T5327637
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.