"O PULO DO GATO" Crônica de: Flávio Cavalcante

O PULO DO GATO

Crônica de:

Flávio Cavalcante

Nada é fácil na vida. Tudo tem o seu preço e em muitos casos sai caro demais. Na realidade tudo é uma questão de escolhe e cada escolha certamente terá suas consequências. Tudo é experiência adquirida ao longo de nossa jornada aqui na terra. É preciso tropeçar para saber direcionar o caminho certo, se posicionar e seguir adiante sem tropeçar novamente. Isso chama-se experiência de vida. O saber se sair da situação de maneira rápida e eficaz é o PULO DO GATO. Eu chamo de pessoas especiais aquelas que sempre arruma um jeito inteligente para se sair de alguma situação que venha ser prejudicial.

O Pulo do gato é essencial de forma geral nesse mundo; tanto pessoal como profissional. Fazei o bem sem olhar a quem faz parte também desse pulo do gato, onde podemos passar nossa experiência de vida para outrem. Essa expressão traduz uma boa ação de um bom samaritano. Na minha opinião essa expressão é válida sim, mas não da maneira propriamente dita.

Vemos vários exemplos no nosso dia a dia. Um certo chefe de setor de uma rede de mercados foi taxado como ruim porque passou o básico para um novo funcionário. O gerente da loja estava exigindo que ele passasse tudo que ele aprendeu durante toda sua vida profissional. Será que esse gerente passaria o pulo do gato de como ele chegou no cargo onde está? Por acaso alguém passaria para outrem o segredo da Coca-Cola, por exemplo?

Ensinar a execução do trabalho é bem diferente de ensinar o pulo do gato. A originalidade de sua execução é fruto de muito suor derramado e este segredo se leva para as profundezas da tumba. O que faz crescer o profissional é a diferença na execução. Fazer o mesmo todo mundo faz. O difícil é fazer os brilhantes resultados da execução num curto espaço de tempo. Isso exige estrada e muita queda na vida.

O não falar o segredo do sucesso é de extrema essencialidade. Muitos acham, que o fato de não passar minúcias da a sua experiência de vida profissional que adquiriu ao longo do tempo e aos trancos e barrancos para outrem é falta de humildade. Na minha opinião, não custa passar a experiência, mas, jamais ensinar detalhes de sua experiência de vida. Isso é um segredo que não se falar nem pros seus botões. É o seu DNA na experiência da vida. No caso do profissional, Toda empresa vive de resultados, números, metas. Para isso depende de uma brilhante equipe para chegar ao que a empresa almeja. Cada profissional embutido nos setores de trabalho tem o seu pulo do gato para se safar de empecilhos que venham aparecer o impedindo de atingir o número desejado que a empresa pede. Para isso, qualquer um funcionário conta com a experiência que adquiriu ao longo do tempo.

Experiência na vida é igual a confiança. A gente leva tempo para adquirir e em apenas segundos podemos perder tudo. Por isso, o máximo de cuidado é pouco de passar a informação para outrem. Todo informativo passado você pode estar levando pro ralo toda uma vida de experiência. Uma bagagem que você levou anos e anos para conquistar.

Além dos espertalhões de plantão. Os parasitas sanguessugas que ficam esperando um momento oportuno para sugar a última gota de sangue. Essas palavras em parábolas definem bem as pessoas que aproveitam de situações para se dar bem mesmo sabendo de sua incompetência e mesmo assim são capazes de vender a alma pro diabo nem que pra isso tenha que derrubar toda uma estruturação já formada.

Na vida temos que ter bases firmes e depois juntar experiências, para termos mais tarde quando as forças forem se esgotando, uma muleta para ajudarmos na caminhada. O cuidado de entregar todo ouro pro bandido tem que ter o céu como limite para não tá dando asas a cobra. A falta desse cuidado há erro e o arrependimento pode ser cruel. Sua muleta pode ser cortada ao meio e sua queda pode ser um desastre pro resto da sua vida.

O pulo do gato é uma simbologia que quer dizer safo de experiência. Pessoas que devido a bagagem que carregam, adquirida ao longo da vida, pula qualquer fogueira que encontrar pela frente sem se queimar.

Nunca se deve de fato passar esse legado da sua experiência de vida; a não ser que você não queira ser mais o diferente e passe inconscientemente para outrem e conscientemente depois, passe o resto da vida amargamente arrependido.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 29/07/2015
Código do texto: T5328013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.