A IGREJA UNIVERSAL VAI DOMINAR O MUNDO

Carece de muito fôlego aquele que se prestar a discutir por onde as pessoas andam dobrando seus joelhos. Nunca me apeteceu escrever sobre, mas já gastei língua, confesso. No entanto, procurando ser coerente com minhas disposições, não pretendo debater nada, tampouco convidar à reflexão, de forma que se o leitor discordar do que direi, já lhe dou a razão de anteparo, a fim de evitar indisposições futuras.

Embora o título seja provocativo, não implica, a rigor, que as práticas aqui mencionadas sejam uma exclusividade da igreja do bispo, pelo contrário, são tendências que tem se tornado cada vez mais estabelecidas nesse mercado e minha intenção é justamente destacar o pioneirismo da Igreja Universal e a genialidade de seu fundador. Nesse mercado, em franca expansão e altamente concorrido, a Record é que são os outros, o bispo é a Globo das igrejas! É ele quem lança as tendências. É o homem a ser copiado. A igreja Universal conseguiu resolveu o problema comercial do cristianismo, Jesus não é uma figura vendável. Ele era incisivo demais, não andava com boa-praça e se indispôs com muita gente. Santa Teresa de Ávila já havia dito: se é assim que trata seus amigos, não é de se estranhar que tenha tão poucos. Dar a outra face não é um bom negócio. É difícil convencer pessoas a seguirem uma figura assim, o departamento de marketing pode melhor alguma coisa aqui ou ali, mas o sujeito encerrou carreira crucificado, não há muito que fazer, testemunhos de prosperidade convencem muito mais. São cases de sucesso! Aliás, esse é o negócio, de pobre a empreendedor: Eu sou a Universal e Edir Macedo é o cara! Ele universalizou de fato, tem para todo mundo, do mais humilde ao rico mal amado. O discurso dos pastores não deixa ninguém de fora, o sem instrução consegue entender e o classe média, aspirante a diretor também. O bispo tornou as coisas simples, mais que vender candelabros, óleos, fogueira santa, ele vende sonhos. A Igreja Universal descobriu o produto do futuro, quem vender esperança dominará o mundo!

Ele saiu na frente, descobriu o modus operandi do melhor negócio. Outras grandes empresas é que tem de aprender com seu exemplo, ele instalou a meritocracia da fé, quem doa mais recebe mais. Seus colaboradores são capacitados, sua oratória é eloquente, seus semblantes carregados e seus gestos cuidadosamente preparados como os de um ator do Metódo. Tudo para que não se tenha dúvida alguma do potencial desse empreendimento. Seus templos enormes e caros são a síntese de sua vitória. Edir Macedo trouxe a promessa para o presente – e a Xuxa pra Record. Ele não prosperará no futuro, já o fez, seus altíssimos pilares de concreto expurgam as ideias abstratas e obsoletas do Sagrado. O bispo matou a cobra e mostrou o pau! Ele é do agora, do resultado, o céu é muito alto. Nossas ambições particulares estão ao alcance das mãos, são mais urgentes. A coroa de gloria é mais interessante que a outra. A eternidade parece entediante.

Muitos são os que perseguem o Bispo e sua igreja. Nenhum grande empreendimento está isento; mas Ele pouco se importa com as críticas que lhe são endereçadas, do alto em que se encontra, quase nada pode atingi-lo. O mito já uma verdade em si próprio. Símbolos que inspiram crenças não precisam provar nada.