Desafios

DESAFIOS

Viver é realmente uma grande e bela aventura. Semelhante a uma NAU que singra os oceanos, partimos de um porto coma pretensão de atingir ou chegar ao nosso destino. Ao nos preparmo-nos para essa grande viagem, a primeira providência e traçar todas as diretrizes e calcular todos os riscos impostos pela nossa intenção de viajar. Vela erguida no mastro, o porão cheio de provisões ,o convés limpo partimos com tempo calculado de viajem.

Ao sairmos do porto , a medida em que o horizonte fica cada vez mais longe, a saudade e a melancolia toma conta de nosso íntimo, porém, a necessidade de caminhar e chegar ao nosso destino é bem maior. Banhado pela lua e o vigor de nossas forças em seu apogeu máximo nos enche de esperança. Sentimos as primeiras milhas náuticas serem de plena harmonia. Todos os marujos e contramestres se reúnem com suas balalaicas entoam belas canções. Cada um aproveita o tom melodioso das cordas da balalaica a vibrarem e sonham com novas terras. A NAU singra mar adentro, na madrugada, somente o vigia em seu cesto no alto do mastro está vigilante. No horizonte, nuvens negras e pesadas denotam pesada tempestade. Todos dormem com sono tranqüilo dos infantes. Sem sobreaviso raios e trovões rasgam o céu como se os deuses enfurecidos quisessem descarregar todas as suas dores sobre todos. Os raios cortam o céu , a NAU balança desatinadamente, o equilíbrio da embarcação e de seus ocupantes sofrem diante da inesperada tempestade. Todos estavam preparados e na união conjunta cada um, cumprindo com sua parte passam pela tempestade e o prêmio e uma manhã bela de sol banhando o horizonte.

Assim é nossa vida. Temos que nos preparar-mos para as tempestades da vida. Não há quem não tenha mares bravios a serem atravessados . Nem sempre teremos tripulantes que nos ajudarão a mantermos nosso navio livre do naufrágio , resta-nos a obrigação, acima de qualquer coisa, de lutarmos e conquistarmos o direito de conquistar e chegar em nosso destino.

Cruzaremos sempre com outros, que como nós, tentam levar suas NAUS a um porto seguro . Temos que baixarmos nossas armas, e as vezes que temos que aponta-las para nós , cada vez que fizermos um exame interior , buscando sobreviventes de nossas próprias tempestades interiores, estaremos sim acreditando e brigando para vida... para uma vida melhor.

É bom pensar...refletir...

BELÉM, DEZ/98

GILMAR