Turismo Internacional.

Lembrando o que disse um ex-presidente da República; que pobre encanta com quaisquer agradinho. Poderia dizer que sou proletário, mas ai vem o ranço comunista. Então me situo como operário que sempre fui. Daí sou cidadão um pouco acima da linha da pobreza extrema, aposentado com um salário modesto. Devido ao meu rigoroso controle econômico, tenho uma modesta casa própria.

Nos governos Vargas, Dutra , Vargas outra vez, Café Filho, era minha passagem de infância, adolescência e maturidade. Filho de lavrador nos rincões de Minas Gerais, de atrasos e sacrifícios.

É verdade que nos governos Juscelino, Jânio, Jango Goulart, governos militares, Sarney, Collor, Itamar, FHC, o custo de vida, não sobrava dinheiro para nada, tudo consumido em uma subsistência regrada. Mas foi justamente a partir de 2003, um agradão do Governo Lula; com o meu modesto salário, virei turista, começando pelas minha Minas Gerais; Ouro Preto, Mariana, Carrancas, São João Del Rey, Governador Valadares, e tantas outras de menor destaque. No Espírito Santo; Dunas de Itaúna e Guarapari Na Bahia; Porto Seguro. Rio de Janeiro; Cabo Frio.

Meu primeiro turismo Internacional aconteceu-me aos 78 anos. Fui ao Machupicchu no Peru. Foi sem dúvida uma inserção cultural, visitei cidades lindas entre elas Cusco e Águas Calientes. No Machupicchu os naturalistas sentem a magia das montanhas, os sensitivos integram os espíritos dos Incas.

O primeiro turismo internacional ninguém esquece.

Em 2018, Lula vitorioso ou derrotado, meu voto é dele.

Lair Estanislau Alves.