Qualidade e segurança do calcanhar ao cotovelo

AIREP TGQ SBFN 1900 HZ CAVOK 20/12 ETA FMN SBNT 2000 HZ CST 20/12

Esta poderia ser uma mensagem de uma aeronave se aproximando do aeródromo AIRN NAT AS. E quando chegar nas proximidades de Touros/RN, na Ponta do Calcanhar as comunicações serão mais frequentes por estar dentro da área de aproximação e controle do terminal, administrado e controlado por DEPV-ANAC.

Dos acidentes geográficos no perímetro costeiro, da Ponta do Calcanhar em Touros/RN até a Ponta da Canela em Pipa – Tibaú do Sul/RN, passando pela Ponta do Cotovelo em Parnamirim/RN as comunicações, entre os pilotos das aeronaves e o solo, via torre de controle, são as principais ferramentas, com a participação direta de recursos humanos especializados na qualidade e segurança do pouso e decolagem.

Toda aeronave horas antes da partida precisa informar o seu plano de voo à autoridade competente no controle do espaço aéreo. — Tal como um plano de negócios: partindo de um lugar para chegar a outro. — O plano de voo constará de destino, altitude de voo, estimativa de tempo do voo, informações sobre da tripulação, escalas previstas e escalas alternativas para casos de emergências. Baseado nestas informações o voo será autorizado com definições e determinações das vias a serem percorridas. Como numa cidade, existem vias expressas no ar, com mão e contra mão. Afastadas por espaços e/ou por altitudes, umas das outras.

Da mesma forma os adeptos de voo livre, parapente e similares, tem regras de voo e procedimentos de segurança a serem respeitados. Bem como um espaço definido, dias e horários de voos. Uma área a ser utilizada, reconhecida e autorizada por autoridade competente, proporcionando segurança no seu próprio voo e nos voos de aeronaves como aviões e helicópteros, que possam transitar pelo mesmo espaço aéreo. Devem possuir um brevê habilitando-os a voar e permanente contato com órgãos de controle e proteção ao voo. Conhecer um pouco da física atmosférica com suas intempéries, e noções de primeiros socorros.

Os adeptos de parapente além da segurança e da qualidade da pipa, contam com um equipamento de individual de segurança - EPI, como capacete para proteção da caixa craniana roupas adequadas e outras proteções proporcionando segurança e qualidade de voo, do cotovelo ao calcanhar. Botas resistentes protegendo os pés, a canela, o calcanhar e o tendão de Aquiles, em um impacto na descida, no pouso. E proteção nos cotovelos, pois é preciso estar preparado aos imprevistos de um pouso forçado no meio de galhos e matas, arames farpados e uma infinidade de imprevisões.

ALFA LIMA FOX autorizado. Prossiga procedimentos.

Aguardando QSL

Roberto Cardoso Survey

Técnico em Meteorologia

Sócio Efetivo do IHGRN

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 01/08/2015
Código do texto: T5330867
Classificação de conteúdo: seguro