​VAMPIROS MODERNOS
 
Os vampiros  existem sim,claro não  aqueles dos filmes com suas capas pretas e dentes pontiagudos,  que suga sua carótida  até  você desfalecer, mas há  um tipo de pessoa que suga sua energia,sua vida e sua alma, deixando-o em frangalhos ou até  mesmo acabando com sua existência aos poucos.
Esse tipo de pessoa se aproveita da boa fé  dos outros, da vontade de ajudar, e se apropria dos seus ouvidos, com lamentações, críticas, envenena sua vida com opiniões  que o deixam infeliz, mas você, muito caridoso e com vontade de ajudar a todos, nem imagina que está  sendo alvo do vampiro emocional.
Eles   estão  por toda a parte em casa, no trabalho,  na escola, academia,lazer, todos os lugares sempre há  pelo menos um exemplar do tipo. De  acordo com o PhD. Albert J.  Bernstein, existem vários  tipos , e tem lgumas formas de identificar como eles agem:
1- VAMPIRO COBRADOR: cobra tudo , quer respostas rápidas, quando encontrar um desses, use a mesma arma dele, se ele perguntar por que você não visita ele, você pergunta por que ele não te visitou? Ele ficará em dúvida, pois esse tipo é confuso, então peça licença e saía de fininho.
2- VAMPIRO CRÍTICO: esse tipo mete medo pois de todos é tido como o pior deles, tudo para ele gira em torno de críticas, sempre o lado negativo, nunca vê algo de bom, então não dê ouvidos às suas críticas, corte o contato com ele.
3-VAMPIRO ADULADOR: esse usa o charme, joga elogios diversos à vítima, esta se sente muito envaidecida e isto pode abrir as portas da sua vida, o que pode causar enormes trantornos.Neste caso, tome cuidados com os elogios desse tipo, fique na defensiva.
4- VAMPIRO RECLAMADOR: Difere do crítico pois este reclama, mas sem argumentos, só reclama, então não se sinta incomodado, deixe ele falar sozinho, já que ele só faz reclamar de tudo.
5-VAMPIRO INQUIRIDOR: esse tipo faz perguntas o tempo todo, e se você tenta revidar ele faz outra pergunta, na verdade ele quer desestabilizar a vítima, essa é sua tática,para se livrar dele, pergunte algo bem pessoal e se possível constrangedor, ele não responderá e te deixará em paz.
6-VAMPIRO  LAMENTOSO:  é aquele que lamenta seus fracassos, suas perdas, dizendo que a vida foi injusta com ele, desse modo ele consegue penalizar a vítima, que abre as portas para ele entrar e sugar toda sua energia.Não lamente com ele, diga que tudo tem solução, e que se lamentar, chorar o tempo todo não resolve nada.
7-VAMPIRO PEGAJOSO: esse tipo sufoca você  com suas atitudes envolventes, depois fica no  seu pé, não te larga, se torna uma pessoa invasiva. Saía de perto dele antes que seja tarde.
8-VAMPIRO HIPOCONDRÍACO: Esse tipo quer que a pessoa preste atenção nele sempre lembrando que ele é doente, carente, precisa de remédios, sofre com dores e nunca melhora. Enquanto fala de seus males e doenças, deixa a vítima mal, com um cansaço enorme,parecendo que você acabou de sair de uma guerra, pois ele sugou sua energia. Não dê espaço para ele, pois quando começar a falar, você já se sentirá mal.
9-VAMPIRO BRIGUENTO: Esse é muito agressivo, briga com todos, às vezes, por motivos banais, e quer que você ajude ele na briga, ou seja, fique do lado dele, se você se negar, ele te agride também.Nunca discuta ou parta para a agressão com esse tipo, pois você perderá, ele faz isso direto, melhor cortar relações.

Os vampiros  emocionais não  admitem um NÃO  como resposta, são pessoas que cativam num primeiro instante, por vezes falantes, e depois quando já  estivermos como presa, eles exigem tudo, são imediatistas e egoístas. Na relação , eles não oferecem nada somente sugam o que o outro tem.
Quando estamos mais fragilizados, com os altos e baixos da vida, somos mais suscetíveis a esse tipo de pessoa, por isso torna-se  necessário cuidar da nossa auto estima, para que assim possamos nos defender dos vampiros emocionais.
Não  adianta pegar alho e cruz de madeira, pois não  resolve nada, para se defender tem que  deixar bem claro nas relações,  sua opinião,  seu ponto de vista, não  precisa brigar, xingar, mas seja assertivo,auto-confiante, mostre que você domina sua vida. Agindo dessa maneira , esses seres vampirescos perceberão  que será  difícil sugar sua energia, então possivelmente, desistirão  e irão  procurar outros pescoços, digo,vidas para atormentar.
 

Fica a dica do livro:  
                                                                                                Vampiros  emocionais - Como lidar com pessoas que sugam você. 
Autor:Bernstein, A.J .
Editora:Campus    

Psicologiaevandralidia.blogspot.com.br
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 03/08/2015
Reeditado em 04/10/2018
Código do texto: T5333017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.