15 anos

Outro dia minha afilhada de 14 anos me disse que o pai dela pediu para ela ir pensando na sua festa de 15 anos para ele já poder se organizar, se ela vai realmente querer festa ou outra coisa no lugar e me comentou que sua prima quis dinheiro no lugar e gastou em roupas e que ela estava realmente em dúvidas.

Bom, fiquei a semana pensando sobre isso e como eu tenho uma lembrança especial dos meus 15 anos, decidi compartilhar a ela minha experiência com o evento que eu diria que foi um dos mais importantes, se não, o mais importante da minha vida.

Então eu diria que a festa que eu tive nos meus 15 anos, que fazem nada menos nada mais, que 15 anos atrás, pois já debutei novamente, foi o melhor presente que eu poderia ganhar e que não existe roupas, nem sapatos dos mais caros, nem dinheiro no mundo que vai pagar pela vivência linda que foi aquela noite em minha vida.

Não foi a festa mais cara e sofisticada dessas de hoje em dia, com “bar mens” e shows pirotécnicos, também não obedeceu a regras como a do sapatinho, a não ser a da valsa, essa sim, foi infindável.

Mas posso dizer que nunca na vida vou poder ter festa igual a que tive naquele dia. Onde pude reunir todas as pessoas que mais gosto, todos os amigos e toda a família, tanto da parte do meu pai. quanto da parte da minha mãe, estavam todos lá, foram entregues quase todos os convites pessoalmente e todas as pessoas compareceram naquela noite, lembro que no convite feito por mim mesma num programa do computador que eu usava muito e estava escrito algo parecido com:" o melhor presente é a sua presença" e foi mesmo, pois esse presente eu não vesti como as roupas que com o tempo nos desfazemos, eu não usei como um perfume que com o tempo se acaba, eu não recebi como dinheiro que com o tempo se vai e as vezes nem sabemos onde, eu simplesmente guardei até hoje com muito carinho na minha memória, onde acesso sempre que quero e que dela não há tempo que poderá apagar, esse presente entregue por cada um que compareceu, vou carregar pela vida toda, lembro que nesta festa estavam pessoas muito queridas e amadas que não pude mais vê-las pois hoje estão desencarnadas; como meu tio Francisco que é irmão da minha vó Otília, meu vô Muller, minha vó Geni, minha bisavó Oscalina"dindinha" seu Bastião, seu Mário, pai da Cami, uma de uma das minhas melhores amigas, que foi minha amiga de infância.

Essa festa que teve tamanha importância para mim, por pouco não saiu, meu pai não tinha condições financeiras na época, pretendia fazer apenas um churrasco para os mais chegados em casa, e eu não poderia convidar nem metade dos convidados, fiquei muito triste quando ele me avisou, e chorei muito, só Deus sabia o quanto eu desejava essa festa.

Então por obra Divina, sem que eu comentasse com ninguém, as pessoas simplesmente pareciam saber desse meu desejo profundo, e começaram a oferecer espontaneamente "presentes" colaborativos para desenvolver a festa.

Meu tio Gilson ligou e disse que eu poderia escolher o salão, que ele me daria o aluguel do salão, minha vizinha Inara, mãe da minha amiga Cami, trabalhava em uma loja de aluguel de vestidos de festa, me chamou e disse que me daria o aluguel do vestido, minha tia Daísy, disse que me daria o bolo, a amiga da minha mãe Irene, disse a decoração da mesa ela daria, diante disse meu pai e minha mãe avaliaram e concluíram que seria possível realizar a minha tão almejada festa, pois teriam apenas gastos com o churrasco e com o DJ.

Eu não podia me conter de tanta felicidade que eu fiquei, e eles mal podem dimensionar a importância que cada gesto teve pra mim. Talvez eu nunca tenha agradecido pessoalmente a cada um por isso, meu pai fez isso durante a festa, mas eu mesma em palavras não lembro se consegui dizê-las, minha alegria era imensa isso é certo, se eu não disse, minha fisionomia certamente falou auto por mim e talvez com esse texto eu tenha a oportunidade de lhes dizer o imenso bem que fizeram pra mim.

Enfim a festa saiu, mas como eu disse, ela foi bem diferente das típicas festas atuais e tem mais agradecimentos por aí;

Para começar eu cheguei antes e precisava entrar depois dos convidados, então tive que esperar na casa dos donos do salão e lá eles tinham uma filha que tinha feito 15 anos um ano

antes de mim, ela me falou da festa e abriu seu álbum, na verdade, é só disso que lembro, eu estava nervosa ao extremo como nunca tive, olhei o álbum sem enxergar nada, escutei ela

sem ouvir nada, eu só pensava na entrada triunfal, ah, pois então, a esposa do primo do meu pai, lá de uma cidade do interior; em Arroio do Tigre, a Lúcia, que é professora, escreveu na hora ali mesmo, um breve e lindo texto de introdução a minha entrada, guardo ele ainda hoje no cantinho do meu álbum, eu só fiquei sabendo que me chamariam para entrada, então tinha que ficar preparada, mas não entraria sozinha, pois a árvore linda estava me acompanhando, ela foi nos chamando um a um, até chegar em mim,foi então, que me senti segura o texto dizia o seguinte:” Uma árvore sempre começa pela semente, e essa semente se enraíza, com muito amor uniram-se a raiz Oscalina Viegas Rodrigues e José Rodrigues (em memória).

Surge o tronco e seus primeiros galhos, temos Otilia Rodrigues Muller e José Muller, destes galhos surge as folhas, pois começa a integração da família e temos João Pompilio Silva dos Santos e Geni Silva dos Santos, com essa integração surge dois botões, Gilmar Silva dos Santos e Maria de Lurdes Muller dos Santos, destes dois botões cheios de muito amor e carinho, em 5 de novembro de 1984 nasce uma flor esplêndida cheia de encanto, e esta flor neste instante é o brilho desta noite, Camila Muller dos Santos, que deixa de ser menina para ser uma menina moça.”

Não, eu não encontrarei palavras para descrever o quanto foi emocionante esse momento, fui recebida por aplausos, eu estava nervosa, envergonhada, mas imensamente feliz.

Fui abraçando um a um dos convidados para cumprimentá-los, lembro que parei diante de minha amiga, filha do seu Mário e Inara que descrevi acima, a Cami que também se chama Camila, e me deu uma vontade de chorar, já eram mais de 10 anos de amizade, passou um filme em segundos, nos conhecemos crianças, eu tinha 4 anos e ela 3 anos, ela representou tudo na minha infância, os melhores momentos eu diria, e de repente estávamos ali, agora moças, ou meninas moças. Recompus-me e segui, naquele momento eu tive junto ao lado dos meus 4 avós, dois maternos e dois paternos e mais a minha bisavó, sabe quando terei isso novamente?É, Infelizmente esta cena nunca irá se repetir.

Bom, ao seguir da festa iniciou- se a valsa e acho que dancei com praticamente todos os convidados da festa, motivo pelo qual me fez não querer dançar valsa por longo tempo, hoje vejo as festas com regras só os selecionados dançam com a debutante, penso, mas que sortudas, na minha festa foram todos que quiseram, e nossa, acho que todos queriam mesmo, lembro que meu pai interrompeu a valsa para os agradecimentos, e depois questionou se gostariam que a valsa segui-se ou preferiam dar início ao churrasco, naquele momento fiquei aliviada, pois pensei, agora todos vão querer comer óbvio, só que não, para a minha incrédula surpresa, todos decidiram continuar a valsa, e eu pensava; - é porque não são vocês a dançar e rodopiar sem parar. Mas enfim a valsa infindável acabou.Me senti feliz de certa forma, pois todos se sentiram honrados e felizes em dançar comigo naquela noite,

Foto então, nunca havia tirado tantas, na hora de cortar o bolo, não escolhi ninguém para dar o primeiro pedaço, ao contrário, escolhi um parente que estava bem próximo da mesa, e o qual eu menos tinha contato, eu senti que seria injusto homenagear uma pessoa somente, se eu estava grata por todos.

A festa foi rolando e tinha uma mesa linda decorada com diversas frutinhas, meu outro tio Francisco marido da minha tia Rozane, ficou responsável pelo churrasco, e no decorrer da festa, uma amiga minha, a Manuela, me chama e diz; - Camila me consegue uma salada de frutas?

Eu disse,; -Mas não tem salada de frutas.

E ela:- tem sim, o pessoal tá comendo.

Fui verificar, e ele tinha feito uma salada de frutas com as frutas da mesa e colocou guaraná, o pessoal adorou, não paravam de elogiar, e eu logo mais constatei que realmente ficou bom, pois eu não consegui comer, não sobrou nada pra mim, pois fiquei atendendo um e outro e não consegui provar, mas fiquei encantada com a atitude dele.

Eu creio que minha atenção foi bem dividida aquela noite, eu andei em todas as mesas e consegui aproveitar um pouquinho de cada um, também me diverti dançando, foi bem variado as músicas, para todos os gostos.

No dia seguinte, abri os presentes, e nossa, eu nunca tinha ganhado tanta coisa, eu amei tudo, os "cartõeszinhos" então, com as dedicações e orientações sobre o que significava essa

nova idade amei mais ainda.Foi tudo muito especial e fomos para Esteio para um almoço nos meus tios e avós, e lembro do que meu tio Gilson me disse naquele dia posterior a festa;

-Camila, um dia tu vai olhar para trás, e dizer, nossa, parece que foi ontem minha festa de 15 anos.

E eu lembro que ainda brinquei e disse: - Sim, realmente parece que foi ontem.

Todos deram risada, mas ele tinha razão, já se passaram 15 anos desde a minha festa de 15 anos e eu olho pra trás e parece mesmo que foi ontem.

Então, que outra coisa material teria o valor e o significado de reunir todas as pessoas que eu mais gosto juntas e duraria mais de 15 anos como dura na minha memória?

Nem que eu fizesse 15 outras festas, eu conseguiria reunir todos que reuni naquela noite, sou muito grata por tudo e aos meus pais por me proporcionarem uma festa linda, mesmo em condições financeiras restritas.

Eu não sei,as pessoas são diferentes, nunca fui apegada a itens materiais, como roupas de marca, sapatos, não cheguei a me questionar se preferiria outra coisa no lugar da festa, mas hoje tenho a certeza que não, nunca, jamais.

15 anos, não é 20, não é 25 não é 30, 15 anos é único e se faz uma vez só na vida.