Brincadeiras Desagradáveis.

Nós brasileiros usamos o humor para digerirmos nossas agruras sociais. Muitas vezes fazemos da tragédia uma comédia. É comum tirar sarro nos colegas de trabalho, ora pelo o futebol ou opção partidária política. Eu só não me aborrecia quando me chamavam de comunista, por causa do PT. É comum a colocação de apelidos de personagens cristalizados na mídia, principalmente , se coincidir com tais figuras, por exemplo; “ maníaco do parque” “chupa cabra” “ Pc Farias” “Lalau” e tantos outros. Há apelidos grotescos e preconceituosos que começam em bate boca e bate na boca, nascendo daí irreversíveis malquerenças. Brincadeiras que tem dado os maiores qüiproquós , fisicamente agressivas; beliscões, tapa nas nádegas, nos testículos e mutuca. São brincadeiras de um mau gosto terrível. Sempre fugi delas. inclusive pode acabar em morte. Conheci personagens dessas desagradáveis brincadeiras. Em uma repartição pública na hora do “quilo” um funcionário lia distraidamente um jornal, um outro funcionário brincalhão, sorrateiramente botou fogo nas extremidade das páginas, de repente um fogaréu no rosto do funcionário ledor. Risos, discussões e dois tiros. O que lia o jornal, deu dois tiros no funcionário brincalhão. Morreu no Pronto Socorro.

Devemos discernirmos á hora de brincarmos e com quem estamos brincando. A comédia pode virar tragédia, o riso transformar em lágrimas.

Lair Estanislau Alves.