O QUE DERRUBA UM GOVERNO ?

O QUE DERRUBA UM GOVERNO?

Não precisa de muita reflexão...a economia é o fator que notabiliza ou desestabiliza qualquer governo. A ditadura, enquanto se mantinha com somas expressivas dos EUA para manter o crescimento econômico e sustentar-se politicamente, foi muito bem aceita, apesar das atrocidades contra os civis inconformados com ela; com o fim da guerra fria, a crise do petróleo, não se manteve, e fez a transição lenta, gradual, e a seu bel prazer. José Sarney, sob os auspícios do Plano Cruzado do Funaro, viveu momentos de glória, surgindo soldados sarneizistas de todos os quadrantes, até fazer água, antes elegeu a maioria dos governadores da federação, via o PMDB. Collor foi eleito para debelar a hiperinflação, recordam-se ? Tinha uma bala na agulha, o tiro saiu pela culatra ao mexer na poupança de um povo que acostumara-se a serem sócios na especulação, por defesa de suas próprias economias evaporadas pela crescente inflação, ou mesmo por se acostumarem aos dividendos dos ganhos, isso aqui havia virado um Cassino oficial. A implantação do Plano Real, governo Itamar Franco, deu a Presidência ao seu ministro da fazenda, FHC, o que também o reconduziu ao 2º mandato, não elegendo seu sucessor, José Serra, com as fragilidades da economia de então. Lula eleito, a princípio com medidas drásticas e impopulares, reverteu a situação de penúria herdada e retomou o crescimento, se reelegendo e, fazendo de Dilma sua sucessora, também reeleita. Resta à oposição aprofundar a crise econômica, através da fabricada crise política, para desestabilizar o governo...Pois se o governo se equilibrar e por a casa em ordem, adeus oposição sem projetos e ideários.